Adibra prestigia o 1º Encontro de Inclusão do Parque da Mônica

Evento foi realizado para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

A Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) prestigiou o 1º Encontro de Inclusão do Parque da Mônica. Com o tema “Lugar de autista é em todo lugar”, o evento reuniu profissionais, autoridades, especialistas e famílias para uma troca de experiência sobre inclusão e entretenimento, no dia 2 de abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O encontro faz parte do Projeto Inclusão do Parque da Mônica. O objetivo é implantar ações e serviços de acessibilidade a pessoas com deficiência, ampliando o atendimento a todos os públicos com segurança.

O evento contou com a presença da secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco, ao lado de especialistas em inclusão, como a diretora da Incluir Treinamentos, Amanda Ribeiro, a psicóloga, Elaine Oliveira e o editor da Revista Autismo, Francisco Paiva. Os painelistas falaram sobre a importância de atender autistas e suas famílias em parques de diversões, os desafios e as iniciativas de lazer inclusivas.

Durante o dia, os visitantes que estiverem no Parque puderam conferir outros debates sobre inclusão, no salão de eventos do local.

Além de palestras que exploram o tema com conhecimento, foi lançada a Sala do Silêncio, um ambiente totalmente adaptado para reduzir efeitos de uma superestimulação sensorial, onde pessoas com TEA podem se “reorganizar”. O objetivo é ajudar os familiares a aproveitarem melhor os passeios evitando crises e estresse. “O espaço foi preparado exclusivamente para autistas com uma estrutura silenciosa e clean, justamente para as crianças se organizarem, descansarem e voltarem a brincar”, conta o diretor do Parque da Mônica, Marcelo Beraldo.

O Parque da Mônica segue também com a Hora do Silêncio, criada há três meses, em que todos os dias, na primeira hora de funcionamento, são reduzidos os estímulos sonoros e visuais. Tudo isso pensado para que visitantes com espectro autista possam se ambientar da melhor forma.

De acordo com Beraldo, o 1º Encontro de Inclusão do Parque da Mônica reforçará o compromisso de promover atividades que garantam um ambiente familiar, seguro e acessível a fim de proporcionar diversão para todos. “Desde a reabertura do parque, em setembro de 2021, nossas ações de acessibilidade foram retomadas. Recentemente conquistamos o Selo da Empresa Amiga do Autista, importante reconhecimento por ter funcionários capacitados para atender esse público. Contamos ainda com a gratuidade do ingresso para crianças com TEA de 2 a 17 anos, tornando a atração acessível para toda família”, finaliza o diretor.