LGPD na Prática para Negócios de Diversão

22 de setembro de 2021 – 16 horas

Agora que a LGPD está completamente em vigor, não tem mais desculpas para adiar sua adequação.

A implementação é um processo longo e que requer dedicação e, principalmente, mudança de cultura organizacional.

As punições dessa nova lei podem ser desde advertência, multa (diária ou com limite de até 2% do faturamento da empresa), bloqueio dos dados pessoais objeto da violação, suspensão parcial do funcionamento do banco de dados e proibição parcial ou total do exercício da atividade relacionada ao tratamento de dados.

Para ajudá-lo nessa jornada, a ADIBRA promove, no dia 22 de setembro, às 16h, o webinar “LGPD na Prática para Negócios de Diversão”.
Ministrado por quatro especialistas em LGPD que irão auxiliá-lo a identificar quais os pontos mais críticos para o seu negócio, como garantir segurança e uma implementação de acordo com a lei.

Ana Paula Smidt
Advogada, especialista em Direito do Trabalho e LGPD
Custodio Lima Advogados Associados

Giovanna Ghersel
Advogada, especialista em direito digital e direito penal.
Lima & Volpatti - Advogados Associados

Rodrigo Pariz
Gestor de Relacionamento
FJ REDEmpresa

Eduardo Oliveira
Agência de Inteligência | Consulting e Corp

A iniciativa faz parte do Projeto Educacional Adibra, que conta com a parceria do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), da Resorts Brasil, da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) e da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE).

Quando: Quarta-Feira - 22 de setembro
Horário: das 16 às 17h00

As inscrições podem ser feitas por meio do link:
https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZwvf-2qqDkvEtaRIq_KzxH73rFZJSckcVBk

Capacitação Básica On-Line em Autismo

Agregue valor ao seu negócio por meio da inclusão!

Este treinamento básico foi criado com o objetivo de treinar e capacitar profissionais de Parques de Diversões, Parques Aquáticos, FEC's, Buffets e Atrações Turísticas, para que possam incluir pessoas com autismo e suas famílias. Toda pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) é considerada uma PcD (Pessoa com Deficiência) e, assim como os estabelecimentos e serviços, são adaptados para cadeirantes, pessoas com deficiência visual e auditiva. Chegou a hora do Brasil se adaptar para incluir pessoas com TEA.

Hoje, estima-se que uma em cada 54 crianças* está dentro do Transtorno do Espectro Autista  (TEA).  No Brasil, estima-se mais de 2 milhões de pessoas com TEA. E todas têm famílias que são consumidoras de serviços de viagem, passeios, hotéis, etc. Não existe inclusão sem capacitação.

 

Capacitação Básica em Autismo

Conteúdo Programático - Carga horária: 5 horas – Ao vivo
 

Excelência em Atendimento de Inclusão
O que é PcD?
Capacitismo
Destaque a pessoa
Atendimento Preferencial ou Prioritário
Direito não é privilégio
Direito dos Autistas
Acessibilidade Básica
Que a inclusão vire rotina
Era da experiência
Encantamento
Empatia

Introdução ao Transtorno do Espectro Autista
O que é TEA
Prevalência do Autismo no Brasil
Causas
Comorbidades
Desenvolvimento Infantil
Principais Características
Autismo tem cara?
Autismo tem cura?

Vivência e Conscientização
Diagnóstico de Autismo
Negação, Luto, Aceitação
Expectativa e Realidade

Explicando o Autismo para outras pessoas
Mitos
Comunicação
Relacionamento
Transtorno do processamento Sensorial
Estímulos Sensoriais
10 coisas que um autista gostaria que você soubesse
Como falar para crianças sobre autismo
Lugar de autista é em todo lugar
Discriminação e Bullying

Prevenção de Comportamentos inadequados baseado em Análise do comportamento aplicado
Crises X Birras
Tolerância a Frustrações
Fatores de Gatilho de Crises
Histórias sociais e Previsibilidade
Expectativa x Realidade

No Parque
Autista no parque
Como ajudar?
Vivência
Avaliação

Público-alvo:
Atendentes, monitores, brincantes, salva-vidas, seguranças, coordenadores, orientador de público, recepcionistas, líderes

Para o Aluno:
Certificado Profissional Amigo do Autista
5 envios de material complementar pós-treinamento

Dia: 31 de Agosto e 1º de Setembro
Hora: 16h às 18h30

Valor do Investimento: 
Cada membro associado da Adibra e da associação parceira terá uma inscrição gratuita. Será necessário utilizar o cupom de desconto para ativação do benefício.

Demais inscrições com 50% de desconto no valor de R$ 110 por pessoa.

Inscrição para NÃO ASSOCIADOS: R$ 220 por pessoa.

Garanta sua vaga, clique aqui!

Melhores Práticas nos Processos de Fabricação, Manutenção e Operação no Entretenimento

As melhores práticas, desde a fabricação, manutenção e operação dos empreendimentos do setor será o tema proferido pelo engenheiro Fabio Ferreira

Será realizada na próxima quinta-feira, dia 19 de agosto, das 15 às 16h30, uma importante palestra on-line, do Projeto Educacional Adibra. O tema abordado será as melhores práticas na fabricação, manutenção e operação de equipamentos utilizados em Parques de Diversões, Centros de Entretenimento Familiar (FEC’s), Buffets Infantis e Atrações Turísticas, e terá como palestrante o engenheiro e membro do Comitê de Educação da Adibra, Fabio Ferreira.

Com 23 anos de experiência na operação de parques de diversões, Fábio atuou no acompanhamento da montagem dos rides do Parque Hopi Hari, realizou visitas técnicas nacionais e internacionais em fabricantes de brinquedos e participou de grupos de estudos com grandes nomes do trade turístico. Atualmente está à frente da FFS Engenharia e Controle (empresa associada da Adibra), que executa inspeção e consultoria em vários empreendimentos do setor. 

O Projeto Educacional Adibra inclui uma série de eventos, cursos e treinamentos de capacitação para profissionais do setor de entretenimento e conta com o apoio do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).

Quando: Quinta-feira - 19 de Agosto
Horário: das 15 às 16h30

As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://us02web.zoom.us/j/87282757926

Aguardamos a participação de todos.

Projeto Educacional “Acessibilidade e Inclusão” iniciou com palestra sobre Autismo

No dia 29 de julho, foi realizada uma palestra on-line sobre “Autismo”, dando início ao Projeto Educacional Adibra “Acessibilidade e Inclusão”, que reúne uma série de palestras, cursos e treinamentos de capacitação para profissionais de parques de diversões, atrações turísticas, buffets e resorts, e conta com a parceria do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), da Resorts Brasil e da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG). O projeto visa capacitar os associados, para atender com qualidade e agregar valor e engajamento ao negócio.

Nessa primeira ação, a abordagem foi conduzida por Amanda Ribeiro, especialista da empresa Incluir Treinamentos, com o apoio da Dra. Ana Paula Smidt nas pautas jurídicas, como o Projeto de Lei 566/20, que prevê obrigatoriedade dos estabelecimentos de entretenimento a manter profissionais capacitados para acompanhar as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O não cumprimento acarretará em advertência, multa ou suspensão das atividades até que os estabelecimentos se adequem.

Com uma grande quantidade de inscritos, 120 participantes, o evento foi uma oportunidade dos associados da Adibra, Sindepat, Resorts Brasil e APASG esclarecerem suas dúvidas sobre o tema. Além disso, eles ganharam um certificado da Incluir Treinamentos pela participação na palestra, e um voucher de gratuidade para um curso de capacitação básica de autismo, no formato on-line, que acontecerá nos dias 31 de Agosto e 1º de Setembro.

Palestra sobre Autismo com apoio do Sindepat e da Resorts Brasil

Iniciativa faz parte do Projeto Educacional Adibra “Acessibilidade e Inclusão”, que inclui uma série de palestras, cursos e treinamentos de capacitação


“Acessibilidade e Inclusão” é uma pauta necessária na agenda do Comitê de Educação da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), que não mede esforços em implementar ações eficientes para o desenvolvimento do setor. Por isso, a entidade lança o projeto Educacional Adibra “Acessibilidade e Inclusão”, que inclui uma série de palestras, cursos e treinamentos de capacitação para profissionais de parques de diversões, atrações turísticas, buffets e resorts, e conta com a parceria do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e da Resorts Brasil.

A primeira ação será uma palestra on-line sobre “Autismo”, que ocorrerá no dia 29 de julho, às 10h, com Amanda Ribeiro, da empresa Incluir Treinamentos, que assina o blog Acessibilidade no site do Sindepat.  Ela é especialista no treinamento de funcionários de parques de diversões, buffets e resorts para receber as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para participar do evento, basta fazer a inscrição clicando aqui.

O projeto terá a participação de especialistas em acessibilidade numa abordagem esclarecedora sobre o assunto. A diretora de Educação da Adibra, Cyntia Carneiro, ressalta que é importante trazer a informação correta e empoderar os associados a providenciar as adaptações necessárias para tornar espaços e equipamentos acessíveis e favorecer maior acesso ao público diverso. “Autismo será o primeiro tema abordado no projeto que tem como objetivo promover conhecimento e capacitar os colaboradores de parques de diversões, atrações turísticas, buffets e resorts para a adequação do atendimento e satisfação das pessoas autistas”, esclarece.

“Para os associados da Resorts Brasil, garantir aos seus hóspedes a melhor experiência e conforto faz parte do DNA. Nesse sentido, essa importante capacitação voltada à acessibilidade e inclusão visa orientar em como aprimorar o atendimento aos hóspedes com TEA ou outras necessidades especiais", destaca a presidente-executiva da Resorts Brasil, Ana Biselli Aidar.

Além das questões humanitárias que envolvem o tema, é necessário cumprir as leis que garantem direitos a todos os cidadãos. O artigo 4º, parágrafo único, da Lei Federal nº 10.098/2000, obriga parques de diversões a ter, no mínimo, 5% de cada atração ou brinquedo adaptado para indivíduos com deficiências ou mobilidade reduzida. Nesse sentido, a Lei nº 12.764/2012 (Lei de Proteção aos Autistas ou Lei Berenice Piana), esclarece que quem possui o Transtorno do Espectro Autista é considerado deficiente para todos os efeitos legais.

Além disso, o PL 566/20 teve sua proposta aprovada pela Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados, que altera o texto da Lei Berenice Piana. Seu conteúdo prevê obrigatoriedade dos estabelecimentos que promovem atividades recreativas ou esportivas para crianças e adolescentes a manter um profissional capacitado para acompanhar quem tem o TEA. O não cumprimento acarretará em advertência, multa ou até suspensão das atividades até que os estabelecimentos se adequem. “Muitos de nossos associados já contam com profissionais capacitados a atender quem tem TEA e outras necessidades especiais”, lembra a diretora-executiva do Sindepat, Carolina Negri. “Ainda assim, nossa preocupação é assegurar a todos possiblidades iguais para usufruírem das experiências únicas vividas em parques e atrativos turísticos, ao mesmo tempo em que mantemos nossos associados atualizados sobre mudanças na Legislação”, completa.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Isso significa que, se aprovado pelas comissões sem divergência, as empresas precisarão adequar-se imediatamente.

Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O autismo reúne diferentes condições sinalizadas por alterações no neurodesenvolvimento com três particularidades que podem apresentar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, impedimento de socialização e padrão de comportamento restritivo e recorrente.

Estima-se que no Brasil haja dois milhões de pessoas com o transtorno — e 70 milhões no mundo, muitos deles sem qualquer diagnóstico médico, o que dificulta o aprendizado e a empregabilidade dessas pessoas.

Fórum Adibra da Indústria de Parques Temáticos e FEC´s na Expo Parques e Festas

Adibra reunirá profissionais do setor para apresentar uma abordagem com temas atuais, de interesse da indústria de entretenimento do País

Na tarde de 3 de Junho, das 14h às 18h, a Adibra promoverá a 7ª edição do Fórum ADIBRA da Indústria de Parques Temáticos e FEC’s, evento que será realizado durante a 13ª Expo Parques e Festas - feira internacional de produtos e serviços para parques, buffets e festas, promovida pela Francal Feiras, e realizada no período de 31 de maio a 3 de Junho, no Expo Center Norte, em São Paulo - SP.

 

O Fórum Adibra 2019, que acontecerá na Sala VIP da Expo Parques e Festas, contará com especialistas que abordarão temas atuais de interesse da indústria brasileira dos Parques de Diversões e FEC's - Centros de Entretenimento Familiar.

 

A Associação, que é uma das apoiadoras da feira, também contará com um estande institucional, para apresentação dos trabalhos da entidade aos visitantes.

 

As vagas serão limitadas! INSCREVA-SE!

 

7º FÓRUM ADIBRA DA INDÚSTRIA DE PARQUES TEMÁTICOS E FEC's - ANO 2019

 

3/Jun • Segunda-feira • das 14h às 18h

____________________________________________________________________

13h30 às 13h50

CREDENCIAMENTO

_____________________________________________________________________

14h às 14h10

ABERTURA

Abdala Jamil Abdala - Presidente Francal

Francisco Donatiello – Presidente da Adibra

_____________________________________________________________________

14h10 às 14h50

NOVAS TECNOLOGIAS A FAVOR DO ENTRETENIMENTO

Gustavo Bacan - Diretor de Criação - Estúdio Animatic

_____________________________________________________________________

15h às 15h40

CASE CIDADECOLORIR, QUANDO A ARTE VIRA PARTE DA BRINCADEIRA

Alex Façanha - Diretor de Criação - Baladeira Inovações

____________________________________________________________________

15h40 às 16h

INTERVALO

_____________________________________________________________________

16h às 16h50

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE DIVERSIDADE EMPRESARIAL DE ETNIA E DE GÊNERO

Adriana Carvalho - ONU Mulheres e Rodrigo Vianna - CEO Mappit

_____________________________________________________________________

17h às 17h50

EDUTENIMENO CIENTÍFICO, UMA OPORTUNIDADE DE CONTEÚDO INTERATIVO DE QUALIDADE, AOS PARQUES DE DIVERSÃO

Ciência em Show - Comunicadores e educadores científicos

_____________________________________________________________________

18h às 18h10

ENCERRAMENTO

Abdala Jamil Abdala - Presidente Francal

Francisco Donatiello - Presidente da Adibra

_____________________________________________________________________

18h30

RECEPÇÃO NETWORKING

_____________________________________________________________________