Raquel Felicio imprime seu talento há mais de 25 anos ao setor de entretenimento

Jornalista se destacou no Parque da Mônica, trabalhou no Comitê de Comunicação da Adibra e agora está na WarnerMedia

Nascida no dia 6 de setembro, na capital de São Paulo, Raquel Felicio se formou em jornalismo pela Faculdade FIAM/FMU e fez pós-graduação em Marketing no Mackenzie, além de cursos livres na FGV, FIA, ESPM; e IAAPA nos EUA e Argentina, como o Attractions Management School, Emerging Leaders, entre outros.

Ainda na faculdade, integrou a equipe do Parque da Mônica, onde permaneceu por mais de 15 anos. “Comecei no Parque da Mônica em dezembro de 1992, antes da inauguração, como monitora estagiária. Lá pude construir uma carreira muito interessante, passando por operações, RH, comunicação e eventos. Saí de lá em outubro de 2009, como gerente de marketing”.

A jornalista conta que foi em 1998 que entrou para a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), quando começou a trabalhar no Comitê de Comunicação, na época, coordenado pelo Thomas Aurbach e Murilo Pascoal. “Éramos o conselho editorial do Boletim Adibra e fazíamos de tudo, muitas vezes escrevia e revisava. Organizava os eventos também. Depois assumi a diretoria de Marketing e coordenava o trabalho da assessoria de imprensa que já era realizado pela Way”.

Seu talento e determinação proporcionaram importantes conquistas em sua carreira.  Ganhou dois prêmios Catavento como profissional do ano, dos quais muito se orgulha. Sobre o tempo em que se dedicou à Adibra, revela ter sido muito importante para a sua trajetória profissional. “Adorei colaborar com a associação por todo esse tempo, fiz muitos amigos e continuo admirando muito o trabalho de todos do setor. Passei pelas gestões de vários presidentes, como Francisco Lopes, Armando Pereira, Célio Borges, Rogério Centin, Francisco Donatiello, e todos foram muito inspiradores para mim”.

Durante o período em que permaneceu na Adibra, Raquel cita alguns dos projetos que desenvolveu. “Profissionalização das ferramentas de marketing, com a contratação da Way e da agência de publicidade, e lançamento do website. Cuidei de todo o projeto da nova identidade visual, com a reformulação do logotipo do antigo para o atual, e o novo visual para o boletim, entre outros”. 

Raquel menciona também o lançamento dos DVDs de treinamento e dos manuais técnicos, além de inúmeros eventos que coordenou, como o Summer Meeting Brasil; participação da Adibra na feira ABAV e no Salão do Turismo, a Expo Parques e Festas, Convenção de parques de diversões; vários prêmios Catavento e workshops, Salex, Seminário Internacional Gestão de Crise e as Jornadas de parques e atrações turísticas. Também foi representante do Brasil no comitê de Family Entertainment Centers (FECs) da IAAPA. "

“Acredito que a Adibra tem papel fundamental para o desenvolvimento do setor. Vejo o quanto esse mercado já evoluiu, o quanto a qualidade das operações subiu. A Adibra presta um serviço muito importante para as empresas associadas, promove capacitação e representatividade. Para quem frequenta os parques, saber que existe uma associação que regulamenta e orienta as operações, traz muita confiança. Qualquer segmento de negócios relevante tem uma entidade forte que atua na sociedade, por isso, fico feliz de ver a Adibra cada vez mais profissional e quebrando barreiras, agora com uma presidente mulher, jovem, que passa segurança e determinação em tudo que faz”, comenta Raquel.

Há 13 anos, Raquel trabalha na WarnerMedia, e atualmente é gerente sênior de Marketing. “Entrei na WarnerMedia (na época Turner International) como gerente de Marketing do núcleo Kids, justamente por toda expertise que pude desenvolver nos anos que passei na indústria de parques. Isso foi realmente um diferencial na minha trajetória. Depois de quatro anos mudei para a área de licenciamento e fui cuidar não só do marketing, mas também de varejo. E há dois anos assumi a gerência de trade marketing para o mercado publicitário”.

Hoje ela é a responsável por todo o planejamento de comunicação da empresa para o mercado publicitário, assim como desenvolve estratégias para consolidação da marca, gerencia as campanhas de marketing e cuida também das ações de relacionamento com esse público, e produz eventos e iniciativas diferenciadas. “Lidero uma equipe dentro da empresa que hoje é de três mulheres, além de gerenciar o trabalho de muitas agências externas, e posso dizer que das equipes que me atendem, de 60 a 70% são mulheres”, ressalta.

Quando não está se dedicando ao trabalho, confidencia que ama viajar e conhecer novas culturas. “Adoro estudar, aprender. Além de sempre me atualizar no mundo do marketing, tenho estudado aromaterapia e durante a pandemia comecei a cuidar mais das plantas. Divido meu tempo livre entre assistir filmes e séries (que amo também), e passeios em shoppings e parques de diversões com minha família".

Raquel se diz apaixonada pelo setor de entretenimento e tem muito orgulho de sua   trajetória até aqui. “Ter colaborado com a Adibra foi um privilégio! Pude aprender muito, desenvolvi novas habilidades e fiz muitos amigos. O setor de parques estará sempre no meu coração”, finaliza.