FABRIPARK produz mais uma roda-gigante para eventos e parques de diversões

Atração itinerante tem 22 metros de altura, possui 16 cabines com capacidade para quatro pessoas cada, e foi projetada com semirreboque equipado com suspensão a ar

Considerada referência no setor de entretenimento, a FABRIPARK, associada da Adibra, acaba de inovar e alçar novos voos. Recentemente, fabricou e entregou uma nova roda-gigante, desta vez itinerante, inaugurada no Capital Moto Week, o maior evento de motos da América Latina, realizado no dia 22 de julho. Depois do evento, a atração ficou uma temporada no parque de diversões Nova Nicolândia Center Park, em Brasília.


Roda-gigante Itinerante
Com design exclusivo e priorizando a segurança do público, a roda-gigante tem 22 metros de altura, o equivalente a um prédio de sete andares, possui 16 cabines decorativas com capacidade para quatro pessoas cada, além de uma cabine especial para cadeirantes, afinal para a FABRIPARK inclusão social é fundamental. Autotransportável, o brinquedo conta com grades em inox 304, pisos e assoalhos em alumínio texturizado. A atração tem também iluminação em LEDs programáveis, um show à parte para os olhos dos expectadores mais atentos.
A roda-gigante foi projetada com semirreboque equipado com suspensão a ar e freios ABS, sistema de montagem e desmontagem por meio de controle-remoto com niveladores e guinchos hidráulicos acoplados em um de seus braços e um minimunk acoplado para movimentação de carga, impedindo avarias.  A roda-gigante da FABRIPARK é autorizada pelo Denatran para o emplacamento e obedece a todos os padrões e normas nacionais e internacionais, como a NBR - 15926 e EN - 13814.
O proprietário do Nova Nicolândia Center Park, Marco Antônio Gomes de Souza, explica que o Grupo Nova Nicolândia fez a aquisição desse equipamento no intuito de alugar para shows, eventos e festas, e que o resultado foi extremamente positivo. “Estamos muito satisfeitos pela qualidade do equipamento, fabricado no Brasil, e como é uma atração itinerante, agora está sendo montada na Oktoberfest em Blumenau”.


A FABRIPARK
Fundada em 2008, a FABRIPARK atua há 14 anos no mercado da indústria de entretenimento e é responsável pelo desenvolvimento de projetos e fabricação de aparelhos para parques de diversões temáticos, fixos e autotransportáveis. Por meio do dinamismo e da versatilidade de suas ações, integra serviços e profissionais gabaritados na busca constante da evolução e do desenvolvimento.
Com projetos atuais e design único e exclusivo, a atividade da empresa é baseada na tentativa contínua da excelência operacional e tecnológica, no respeito aos contratos e na postura ética e responsável. A empresa presa também pela qualidade, requisito fundamental no atendimento às necessidades de seus clientes, como parte do processo integrado de gestão de QMSR – Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social.
Com o objetivo de garantir os resultados mais confiáveis no que diz respeito à tecnologia, segurança e, acima de tudo, inovação, a FABRIPARK é formada por um time de engenheiros e técnicos qualificados, e uma equipe de criação e desenvolvimento.
O departamento de engenharia da empresa está equipado com os melhores softwares, tanto para análises de estresse e fadiga, quanto para modelagem de peças. A segurança é prioridade e, para isso, toda base de cálculos é fundamentada em normas nacionais e internacionais como as já citadas.
Atração itinerante tem 22 metros de altura, possui 16 cabines com capacidade para quatro pessoas cada, e foi projetada com semirreboque equipado com suspensão a ar

A empresa também auxilia os clientes na adaptação dos projetos, tanto em design quanto estruturalmente, de acordo com necessidades como condições adversas climáticas, (tempestades de vento, zonas de instabilidade terrestres, etc.); particularidades do solo (fundações e resistências, etc.) ou qualquer outro obstáculo que possa ser detectado durante as etapas de projeto e fabricação. Todos os trabalhos são realizados por profissionais de soldagem, supervisionados por profissionais do controle de qualidade e testados por meio de metodologias avançadas de aferição reconhecidas internacionalmente como Raio-X e Ultrassom.
A FABRIPARK desenvolve ainda o controle interno de comparação entre projetos e memoriais descritivos com os serviços executados pelos funcionários da fábrica e por serviços terceirizados; controle interno de soldas com testes de NDT; controle de materiais com certificados de qualidade e origem; controle de especificações de pintura com um padrão de 280 mícron feitas de bi componente epóxi, componente de poliuretano, pintura poliéster e verniz acrílico bi componente auto sólido, controle dos esquemas elétricos, manuais de operação e manutenção, projetos e memoriais descritivos e controle dos dispositivos de segurança como grades e travas. Todos os equipamentos são testados na fábrica ou no local de instalação antes da entrega.
Uma das criações de maior destaque da empresa para atender o setor de parques de diversões foi a fabricação de uma roda-gigante com 36 metros de altura para 168 passageiros, considerada a maior fabricada da América Latina, inaugurada em 2009, e que foi instalada no Parque de Diversões Guanabara, na orla da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte.
Para o diretor da FABRIPARK, Marco Antônio Luiz, a pandemia foi um divisor de águas para o segmento de entretenimento. “Como fabricantes, passamos muitos apertos, porque, do mesmo jeito que os parques estavam parados, tantos os indoors quanto os outdoors, a nossa produção praticamente foi a zero. Nós tínhamos alguns contratos que foram acertados antes da pandemia, e como os nossos equipamentos não se fabricam de maneira rápida, uma roda-gigante em média dura oito meses para ser construída, ainda tínhamos alguns contratos e acabamos acertando com os clientes, revimos prazos de pagamentos e diminuímos a nossa linha de produção. Tivemos que nos readequar à situação financeira do país. Mas, ao final desse período, tivemos um boom, sempre achei que seria assim, quando liberasse o funcionamento dos parques de diversões, nós teríamos um consumo retraído, e foi exatamente o que aconteceu. Acho que todos os parques hoje estão tendo um bom faturamento. E para nós como fábrica, voltamos nesse restart muito melhor! Inclusive, fechamos um contrato com uma empresa americana para a qual estamos fabricando duas rodas-gigantes de 22 metros que serão exportadas para os Estados Unidos”, comemora.