Beach Park promove ações ambientais para estudantes e colaboradores, e lança novo projeto

Atividades de educação ambiental começaram no dia 28 de maio e segue até sexta-feira (7)

Em 5 de junho é comemorado o Dia do Meio Ambiente. Para marcar a data, o Beach Park está promovendo uma série de atividades de educação ambiental voltadas, principalmente, para os estudantes da rede pública de ensino e para o aperfeiçoamento da equipe de colaboradores do destino turístico.

As atividades começaram no último dia 28, com uma roda de conversa com os colaboradores sobre as atividades ambientais desenvolvidas pelo Beach Park, e eles receberam chinelos produzidos a partir de boias inutilizadas do parque aquático.

No dia 4 de junho, os colaboradores participaram de uma capacitação em primeiros socorros de mamíferos marinhos, com o tema: “O que fazer quando encontrar mamíferos marinhos na praia?”, o facilitador foi Saulo Castro, da Ong Aquasis. “Muitas vezes encontramos mamíferos marinhos que precisam de algum tipo de ajuda. Já temos colaboradores treinados para esses primeiros socorros em nossa equipe, mas queremos capacitar ainda mais pessoas para saber agir nessas situações”, destaca a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raíssa Bisol.

Na quarta-feira (5/6), ocorreu o lançamento do projeto “Mãos à horta”, com a presença dos alunos da Escola Municipal Maria Façanha de Sá, de Aquiraz. “Montamos uma horta em nosso Pátio de Compostagem que será utilizada em atividades de educação ambiental com estudantes e colaboradores. Além disso, nossos funcionários poderão retirar gratuitamente verduras e ervas cultivadas no local para o seu consumo”, explica Raíssa.

Outro momento de destaque que aconteceu essa semana foi a Solenidade de Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o novo parque do Beach Park, o Arvorar, e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O parque, que será inaugurado em breve, assumirá o compromisso de cuidar dos animais apreendidos destinados pela SEMACE. A solenidade foi realizada na quinta-feira (6/6), na Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O evento não foi aberto ao público.

No mesmo dia, o Beach Park promoveu para os estudantes da Escola Municipal Professora Josefina Parente de Araújo, de Fortaleza, uma roda de conversa sobre o cuidado com o meio ambiente, que foi mediada pelo analista ambiental do destino, Rubson Carvalho.

Na sexta-feira (7/6), foi a vez das crianças da Associação de Educação Infantil Primeiros Passos, do Porto das Dunas, receber a equipe de Sustentabilidade do Beach Park para aprender mais sobre o meio ambiente no contexto do projeto Mãos à Horta. No mesmo dia, um grupo de colaboradores do complexo participou de uma apresentação sobre o Projeto “Mãos à Horta” e sobre o Pátio de Compostagem, inaugurado no dia 17 de maio. “Esse Pátio é muito emblemático para nós, uma conquista muito importante, que nos torna autossuficientes no gerenciamento dos nossos resíduos orgânicos, transformando-os em adubo para uso nas áreas verdes e jardins do complexo”, destaca Raíssa.

Ainda na sexta-feira, houve uma apresentação para os colaboradores e clientes sobre a conquista e a importância do selo “Protetor serra das Almas – Categoria Onça Parda”, ofertado pela Associação Caatinga ao Beach Park pela adoção de 20 hectares da Reserva Natural Serra das Almas, considerada a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará.

“Nesta semana, nosso foco principal foi as atividades de educação ambiental junto às crianças e colaboradores. De forma lúdica e divertida, queremos incentivar o cuidado com o nosso meio ambiente”, finaliza a profissional.

 

Reconhecimento

As boas práticas na gestão de resíduos já renderam ao Beach Park importantes prêmios. A empresa foi a primeira no segmento turístico brasileiro a receber o Prêmio Lixo Zero, em 2022, concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil. Em 2023, foi recertificado com 97% de reciclabilidade e conceito ‘A’ no Índice de Boas Práticas Ambientais.

Também em 2023, a empresa recebeu o Prêmio ‘Mauricio de Sousa’, da Associação Brasileira de Parques e Atrações (ADIBRA), na categoria “ESG”, pela realização da ‘Jornada Sustentável’. O evento teve a finalidade de promover a conscientização ambiental, trabalhando o tema do descarte indevido dos resíduos na praia, rio, oceano e arredores do bairro Porto das Dunas.

Há três anos, o Beach Park compensa suas emissões de carbono. Em 2022, recebeu o Selo ‘Empresa Carbono Neutro’ chancelado pela Organização Verra e no ano passado, o Grupo recebeu o Selo ‘Protetor da Serra das Almas – categoria Onça Parda’, da Associação Caatinga, por compensar suas emissões por meio da adoção de 20 hectares na Reserva Natural Serra das Almas.