Vianova é o primeiro parque itinerante brasileiro a receber o selo de Empresa Parceira do Autismo

Empreendimento segue o foco de entregar diversão e educação para todos

Atração que aterrissou no Riocentro desde dezembro, o Vianova acaba de ser certificado pela Ideal, em parceria com o Instituto Levi Social, como Empresa Parceira do Autismo. O parque temático, que simula uma viagem ao espaço, nasceu com o DNA de inclusão e, por isso, buscou as mais diversas formas de construir o projeto pensando em levar diversão para todas as famílias que visitassem suas instalações.

Estima-se que o Brasil, com seus 200 milhões de habitantes, possua cerca de 2 milhões de autistas. E uma das maiores dores dessas famílias, com integrantes que são diagnosticados com espectro autista, é não ser compreendida e, muitas vezes, sofrem com algum tipo de preconceito ou falta de conhecimento sobre o assunto.

Tendo essa premissa em vista, toda a equipe que trabalha no Vianova foi treinada para atender, da melhor forma, as famílias atípicas, promovendo o acolhimento de forma correta, auxiliando no cuidado com a criança ou adulto, sem deixar que percam a oportunidade de brincar e aprender durante todo o circuito pelas salas multimídias que compõem a atração. Além disso, melhoram a estrutura, trouxeram a fila prioritária e criaram um ingresso exclusivo, nomeado carinhosamente como supernova, que é a maior e mais linda explosão de uma estrela, um fenômeno único no espaço, que dá direito ao acesso gratuito para o autista e um acompanhante.

“Mesmo tendo essa vontade de atender a todos e proporcionar essa inclusão para famílias com crianças e adultos autistas, procuramos uma empresa que pudesse nos guiar e nos ensinar a como lidar com essas famílias. Por isso, buscamos no mercado empresas especializadas que pudessem nos avaliar e dizer o que ainda faltava. Assim que recebemos essa avaliação, tratamos de adequar todo o restante, como criar uma fila exclusiva, pulseirinhas de identificação, entre outras questões”, explica o CEO da Mazeparks e criador do Vianova, Bruno Junqueira.

Tudo o que foi aprendido nesse período de adaptação será aplicado nas próximas temporadas do parque temático. “E seremos reavaliados pela Ideal e pelo Instituto Levi Social em todas as nossas edições, para que sempre estejamos atualizados e oferecendo aquilo que mais gostamos de fazer: felicidade e diversão para todos”, complementa Bruno. Com um time de 40 pessoas engajadas em uma causa tão nobre, a conquista do selo é motivo de muito orgulho e motivação para a empresa como um todo.

O Vianova é o primeiro parque itinerante no Brasil a receber esse certificado, abrindo assim uma nova tendência e senso de responsabilidade para quem atua nesse setor. Foram mais de 2.000 famílias atípicas recebidas nesta temporada do Rio de Janeiro. Uma delas foi a da advogada Nicole Lopes com a sua pequena exploradora, Manu.

“Minha filha teve uma crise sensorial por conta do barulho, que é algo muito sensível para crianças atípicas. E, sem precisar que eu solicitasse ajuda, o próprio time do parque me ofereceu um equipamento para amenizar o impacto do barulho para a Manu. Para um pai ou uma mãe que enfrentam algumas situações especiais como essa, é muito importante encontrar essa empatia, esse cuidado, essa vontade de querer ajudar. Tenho certeza de que essa experiência vai ficar pra sempre no meu coração e no da Manu”, finaliza a mãe.


Selo Parceiro do Autismo: O Selo Empresa Parceira do Autismo é concedido a empresas que entendam a importância de capacitar e levar conhecimento sobre autismo para suas equipes e empreendimentos. Este Selo é ofertado numa parceria entre Instituto Levi Social e Ideal Assessoria de Inclusão, instituições especializadas em autismo e outras necessidades específicas. O Instituto Levi Social é uma organização do Terceiro Setor que atende crianças com autismo e síndrome de Down cujas famílias não tenham condições de arcar com o tratamento de seus filhos, atuando com terapias e intervenções de forma gratuita. A Ideal Assessoria de Inclusão é uma empresa voltada ao seguimento de treinamento, apoio, assessoria e solução de problemas que envolvem as pessoas com deficiência. Unidas, ambas as instituições têm feito um trabalho de certificação e selo Empresa Parceira do Autismo, por meio de treinamentos e adequações específicas para cada situação e empreendimento a ser treinado. Em 2022 foram treinadas mais de 3.000 pessoas no Método “Inclusão para todos”.


Vianova – Missão dos Viajantes

Parque temático itinerante, que chegou ao mercado de entretenimento para inovar. Traz uma mistura de cinema, teatro e exposição interativa em um só espaço. Além disso, inova no formato itinerante, sendo a primeira cidade da temporada Vianova - Missão dos Viajantes no Rio de Janeiro, compondo o Pavilhão 4 do Riocentro. Premiado como o Melhor produto de Entretenimento pela Adibra com apoio da Mauricio de Souza, foi sucesso de bilheteria em São Paulo no ano de 2020 com a temporada Vianova - Viajantes do espaço, em um formato Drivein, onde os carros eram as naves e levava as pessoas para uma viagem espacial. Repercussão na mídia nacional como uma das melhores atrações e efeitos especiais a nível internacional. Nesta temporada não será diferente, com ainda mais imersão, VIANOVA Missão dos Viajantes é uma verdadeira viagem ao espaço, em um percurso multimídia inteiramente alinhado à história das Indústrias Dumont, onde a trama começa, como uma simples visita à fábrica, mas no meio do caminho acontece uma mudança de rota e os visitantes se tornam VIAJANTES, entrando em uma missão para lá de espacial, que levará todos a viver o imaginável. Circuito completo com duração de 45 minutos de muita diversão. Além dessa atração, mais uma inovação contempla o parque, a Montanha-Russa no escuro, que é pura diversão e leva as pessoas para uma missão pela Via Láctea. A Missão maior no parque é se divertir muito.