Brasil reafirma compromisso com a sustentabilidade e usará nova logomarca para imagem internacional

"Marca Brasil" será utilizada de forma unificada para a promoção internacional do turismo e da exportação de produtos brasileiros, com ênfase no cuidado ambiental

As agências que gerenciam o comércio exterior do Brasil - a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)- e as de fomento ao turismo internacional - a Agência Brasileira de Promoção do Turismo Internacional, Embratur-, retomarão o uso da logomarca que o país usou como marca-país entre 2005 e 2019. Conforme anunciado no dia 14 de fevereiro em Brasília, a medida faz parte de uma nova estratégia de posicionamento da imagem do Brasil, agora focada na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente. 

A Marca Brasil inclui em seu design curvas e cores que refletem a diversidade cultural e natural do país. "É um símbolo da reconstrução do Brasil e uma mensagem para o mundo de que o país da sustentabilidade, da diversidade e do respeito está de volta. O turismo é uma das atividades econômicas mais importantes do mundo e talvez a que mais garante a conservação; ninguém quer visitar um país que destrói e queima suas florestas, porque prefere visitar um Brasil que preserva e tem responsabilidade climática. Queremos que o nosso respeito pela fauna, pela flora, pelas florestas, pela vida e pela democracia seja admirado pelo mundo e que o mundo nos venha visitar”, disse o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

"O Brasil que a Embratur vai promover é o Brasil que estamos construindo, que combate à pobreza, combate racismo, é sustentável e vai somar esforços para enfrentar a crise climática, e o mundo vai entender e querer aderir. A mensagem é: ajude sermos o Brasil que o mundo admira", convidou Freixo. “Para nós, o turismo é parte da solução porque gera emprego, salário e desenvolvimento, e por isso o setor é parte central da estratégia de crescimento econômico e social do governo federal”, finalizou.

A nova diretoria da Embratur criou a Gerência de Sustentabilidade e Ação Climática para dar centralidade ao tema em sua gestão, formulando políticas e negociando alianças internacionais em prol da neutralização das emissões de carbono nos destinos turísticos do país. A equipe técnica também atuará para induzir esses destinos a incorporar práticas de sustentabilidade.

O presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que a grande concentração de biodiversidade e riquezas naturais do Brasil, aliadas à responsabilidade climática, criam uma grande oportunidade para promover o turismo brasileiro internacionalmente. “Isso vai fazer a diferença quando o Brasil estiver novamente na agenda positiva do planeta e como solução para a crise climática. Temos que introduzir a sustentabilidade, em todas as suas manifestações, no nosso dia a dia”, convidou o governante.


Sustentabilidade

Durante a apresentação da “Marca Brasil”, a ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, garantiu que o turismo é uma das alternativas para que “as reservas florestais brasileiras se tornem instrumentos de proteção ambiental, mas também de desenvolvimento econômico e inclusão social. Na ocasião, também foi  enumerada as prioridades da ação conjunta entre o Ministério do Ambiente, o Ministério do Turismo e a Embratur, como a promoção do Património Natural da Humanidade reconhecido pela UNESCO e a melhoria das infraestruturas para visitar os parques nacionais, na sequência da exemplo de práticas semelhantes em países como Argentina, Chile e África do Sul.

Silva destacou a importância da atuação conjunta dos poderes públicos para a organização e promoção de destinos turísticos comunitários, para melhorar a experiência de visita das comunidades tradicionais indígenas e quilombolas, mas não exclusivamente, na Amazônia. “Este tipo de turismo tem um potencial de crescimento muito elevado, sobretudo pela sua capacidade de gerar inclusão. É necessária a atuação do Estado para garantir assessoria empresarial, qualificação profissional, financiamento e fomento, de forma a apoiar essas comunidades a se organizarem como destinos turísticos internacionais, garantindo que o impacto social seja mínimo, gerando renda para as famílias, com cadeias e produção local acordos".

Para a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, “o turismo sustentável é a solução”, e destacou o sucesso dos destinos que realizam turismo comunitário para atrair turistas internacionais e promover políticas de preservação ambiental. "Temos que reconhecer e fortalecer esses destinos", reiterou. Carneiro insistiu na necessidade de priorizar a formação de trabalhadores para o turismo internacional e ampliar os investimentos em infraestrutura. "Temos que tratar bem os brasileiros, e os estrangeiros vão se sentir bem assim em nosso Brasil", acrescentou.

Confira a reportagem na íntegra por meio do link https://po.travel2latam.com/news-79826-brasil-reafirma-seu-compromisso-com-a-sustentabilidade-e-usara-nova-logomarca-para-relanar-sua-imagem-internacional


Fonte: po.travel2latam
(Source: EMBRATUR)