Oceanic Aquarium completa três anos em Balneário Camboriú (SC)

Nesse tempo, o aquário somou mais de 1,7 milhão de visitantes, 25% de aumento no número de habitats e agora lança seu cinema 3D com realidade virtual

Quando abriu, em 30 de dezembro de 2019, o Oceanic Aquarium contemplava 25 habitats e aproximadamente 130 espécies. Quem o visitou naquela época, hoje se surpreende quando volta ao aquário, pois em três anos foram feitos seis novos habitats para espécies, como as águas-vivas e axolotes, que agora ganharam um ambiente exclusivo e um aquário oval que os visitantes podem ver de 360°.

Também foram construídos uma passarela de vidro sobre o habitat dos tubarões mangonas, um cenário para fotos com a sereia que está conquistando os visitantes, mais uma loja de souvenirs e a imersão Oceania, que abriga aves australianas. Inclusive, a área das aves expandiu e ganhou uma cascata em plataforma de vidro que pode ser vista também do andar inferior.

As novidades são constantes no aquário de Balneário Camboriú: “Nossa intenção é sempre estar inovando e trazendo atrações diferentes aos nossos visitantes. Para que cada vez que ele quiser estar aqui veja algo novo, e que cada visita seja uma experiência diferente. Estamos muito felizes por completar três anos, vencemos diversos obstáculos durante esse tempo, estamos confiantes na retomada do turismo nessa temporada de verão e temos muitos planos para continuar investindo na cidade”, explica o diretor do Grupo Oceanic, Cristiano Buerger Filho.

 

Celebração de 3 anos
Para quem sonha em mergulhar com os tubarões ou conhecer o fundo do mar, o Oceanic Aquarium está lançando o cinema 3D com realidade virtual. É uma experiência única com a sensação de estar nadando em meio às espécies marinhas, mas nessa aventura não precisa ter medo. O cinema está localizado em frente ao estacionamento do aquário.

Além da decoração de aniversário, a equipe técnica preparou experiências diferentes para os colaboradores dos outros setores do aquário que não convivem diretamente com os animais. Será realizada uma interação entre eles. Por exemplo, um fotógrafo vai ajudar a alimentar os pinguins, um representante do comercial vai participar do enriquecimento ambiental com as lontras, que vão ganhar um bolo com frutas e verduras. Para as aves australianas a equipe vai contar com a ajuda do setor de RH e com as tartarugas a responsabilidade extra será por conta do pessoal da limpeza, entre outras interações. Os mergulhadores no habitat Oceânico vão abrir uma faixa com os parabéns!

 

Geração de emprego e renda
O aquário inaugurou com aproximadamente 50 colaboradores e hoje mais que dobrou. No total, o Grupo Oceanic gera mais de 300 empregos diretos somando com as demais atrações. Inclusive, há colaboradores que se mudaram para Balneário Camboriú exclusivamente para trabalhar no aquário. E tem também colaboradores que vieram de outros países, como: Argentina, Bolívia, Paraguai e Venezuela.

Da equipe técnica são aproximadamente 20 especialistas, entre veterinários, biólogos, zootecnistas e oceanógrafos. São os responsáveis pelos cuidados com os animais e que se dedicam integralmente ao bem-estar deles.

 

Conquistas importantes
Ao longo dos três anos de existência, o Oceanic Aquarium conquistou títulos importantes. São eles: Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Turismo Responsável - Limpo e Seguro do Ministério do Turismo, o Viaje + SC do governo estadual, e o Selo Turismo Qualificado BC, da Prefeitura.

Recentemente, o aquário conquistou o Certificado de Bem Estar Animal, emitido pela AZAB - Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, em parceria com a ONG Wild Welfare. Mais de 110 critérios foram cumpridos no trabalho realizado na conservação das espécies, pesquisa e educação ambiental. Apenas 11 instituições em todo o país conquistaram essa certificação.

 

Estrutura
Com 2.500 metros quadrados de área de visitação, o aquário abriga aproximadamente  1.500 animais de 140 espécies. São animais que também foram resgatados de situações adversas ou nascidos sob os cuidados humanos e não têm mais condições de retorno ao habitat natural. Como, por exemplo, as lontras Geam Miguel e Carlos Daniel, que vieram do Pará depois de terem sido resgatadas pela Polícia Ambiental de lá. O aquário conta com o Setor Extra, são 1.250 m² de área construída e mais 2.700 m² de área verde no bairro Nova Esperança. A estrutura conta com: salas de apoio, laboratório, laboratório de água, sala de nutrição, almoxarifado de medicamentos e sala de cultura. Quando algum animal precisa de um cuidado específico, ele é retirado do habitat e levado para lá. Juntos, aquário e setor extra, somam mais de um milhão de litros de água.

 

Grupo Oceanic
Além do Oceanic Aquarium, do Classic Car Show e da Aventura Pirata em Balneário Camboriú (SC), o grupo integra o Consórcio Reserva Paulista, que administra o Zoológico de São Paulo, o Zôo Safari e o Jardim Botânico. E o Consórcio Novos Parques Urbanos que cuida dos parques estaduais Villa-Lobos, Cândido Portinari e Água Branca, localizados na Zona Oeste da Capital. Em SP, o consórcio gera 700 empregos diretos. O Grupo Oceanic também lançará novidades no Rio Grande do Sul. O Gramado Aquarium com previsão de abertura em 2024, e a Space Adventure, a primeira exposição permanente com itens originais da NASA na América Latina. A atração deve inaugurar em abril de 2023 na cidade de Canela.