Prefeitura leva deficientes visuais a parque aquático em Itupeva

Grupo participou da 12ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

Na última segunda-feira (12), a Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV), levou uma turma de 40 pessoas – entre alunos com deficiência visual do Projeto Práticas Educativas para Inclusão Social (Peis), acompanhantes e servidores da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão – ao parque aquático Wet´n Wild, em Itupeva, a 85 quilômetros da capital paulista.

O grupo participou da 12ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (DNPD), promovido pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) com o apoio da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra).

“Muito gostoso acompanhar a integração de cada um de nossos alunos após dois anos de restrições impostas pela pandemia. Foi uma festa”, afirmou o subsecretário de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido.

A enfermeira Débora Marques de Oliveira, de 40 anos, adorou o passeio. Ela perdeu a visão em 2021, em razão de retinopatia diabética, porém, antes disso, visitou o parque. “Foi uma maravilha. Mesmo com a chuva deu pra me divertir bastante. Foi uma experiência totalmente diferente: pude explicar e reproduzir para os outros alunos do Peis como é o parque, realmente emocionante e prazeroso”, disse a moradora do Jardim Cumbica, que desde fevereiro participa das atividades do Peis.

Toboáguas, piscina de ondas e rio com correnteza foram algumas das atrações que os alunos experimentaram no complexo aquático, além de conhecerem todo o espaço, que recebeu naquela data apenas instituições voltadas ao atendimento de pessoas com deficiência.

Desenvolvido pela Subsecretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, o Peis oferece aulas de Braile (sistema de escrita para cegos e pessoas com baixa visão), soroban (cálculos matemáticos por meio do ábaco) e orientação sobre mobilidade. O projeto visa a auxiliar na inclusão social e na autonomia dos participantes, especialmente em atividades cotidianas como o deslocamento sozinho nas vias e no transporte coletivo.


Fonte: fmetropolitana

Crédito da Foto: Divulgação/PMG