Gestão Sustentável & Liderança Sustentável

Não há como falar em Gestão Sustentável sem incluir a Liderança Sustentável.  Ambas, andam de mãos dadas.

O termo ESG tem sido usado para se referir a práticas empresariais e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade – e não apenas com o lucro. A sigla vem do inglês “Environmental, Social and Governance“, que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança.

Se no passado as decisões em uma empresa se baseavam apenas em números financeiros e resultados no faturamento, atualmente a Gestão e Liderança sustentável vai além. Seu conceito amplia os horizontes e engloba o desenvolvimento organizacional, assim como o dos colaboradores e da sociedade.

É um tipo de liderança mais abrangente, que acompanha de perto as oscilações do mercado sem deixar de cuidar do bem-estar no ambiente interno. Além das pessoas, o meio ambiente e a forma como é explorado são preocupações frequentes dos líderes sustentáveis.

Por que essa prática é importante?

Como peça-chave desse processo, a liderança sustentável tem a responsabilidade de conseguir um maior equilíbrio entre a razão e a emoção nas suas tomadas de decisão. É fundamental que analisem os cenários apoiados pelo compromisso de agir de forma justa e correta.

Quais as principais características da Gestão & Liderança Sustentável?

O conceito de Liderança Sustentável exige uma Visão Sistêmica dos negócios. São Gestores e Líderes que precisam estar em constante aperfeiçoamento com relação à métodos, levando em consideração as constantes mudanças do mundo e do mercado.

Destacamos as seguintes características:

  • Identificam os stakeholders (partes interessadas) e interagem com eles, na medida certa, envolvendo-os nas políticas, processos, decisões;

  • Praticam a escuta ativa, disseminam a cultura colaborativa entre suas equipes, coletam opiniões e sugestões envolvendo aqueles que atuam diretamente nos diversos projetos;

  • Criam no ambiente, oportunidades de crescimento a todos, através do estímulo ao desenvolvimento individual e coletivo por meio de treinamentos e capacitações;

  • Todas as decisões são tomadas após avaliação dos impactos ecológicos;

  • Seus comportamentos, são exemplos fortes da prática da Missão e Valores da empresa estimulando outros a praticarem o mesmo;

  • Sempre com uma visão macro/sistêmica, trabalha na obtenção de resultados, equilibrando metas e objetivos aos recursos disponíveis;

Como colocar em prática o conceito da Gestão & Liderança Sustentável?

O Conceito ESG defende questões urgentes e de interesse global, portanto, é fundamental planejar as ações, sempre considerando condutas que respeitem os recursos humanos e ecológicos.

Avaliar os riscos e oportunidades

Todas as decisões precisam considerar os impactos internos e externos, com relação à sustentabilidade. É preciso que estejam convergentes com os valores organizacionais e com a cultura de preservação ambiental.

Praticar, defender e apoiar políticas de sustentabilidade

Mais uma vez a Liderança precisa ser o exemplo vivo, o seu papel é disseminar a cultura da sustentabilidade, uma vez que a empresa tomar essa decisão.  Sem isso, nenhuma política será implementada de fato.

Elaborar e proporcionar programas de treinamento

É importante aprofundar-se no tema e multiplicar conhecimentos.

Os gestores/líderes tem a responsabilidade de serem os exemplos e de capacitarem suas equipes.

O crescimento de uma empresa depende de ter talentos capacitados e bem desenvolvidos e isso é responsabilidade dos líderes. Na liderança sustentável, as pessoas estão no topo da gestão, representando os recursos, como ferramentas essenciais de trabalho.

O Termo ESG e todo o seu significado é muito abrangente. É importante que todos pesquisem e se aprofundem nesse tema. Ele certamente estará presente, no mundo corportativo, por muitos anos.


Até a próxima!!!

Herbert Klassa
Diretor de Desenvolvimento Estratégico