Sindepat Summit apresenta novidade em sua terceira edição

Rodada de negócios trouxe oportunidade de momentos exclusivos entre expositores e operadores de diversos segmentos do setor de parques e atrações

A presidente da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), Vanessa Costa, e outros membros da diretoria foram até o Rio Grande do Sul prestigiar a terceira edição do Sindepat Summit, que aconteceu nos dias 23 e 24 de março, no Wish Serrano, em Gramado (RS).

Realizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), com o apoio da Adibra, o evento é considerado um dos mais importantes para o setor de parques de diversões e atrações turísticas e tem como objetivo proporcionar networking, promover palestras com cases e tendências, além de apresentações de serviços e novas tecnologias para parques temáticos, aquáticos e atrações turísticas.  Temas como “Potencial dos parques naturais” e “Segurança em parques aquáticos”,  dentre vários outros conteúdos de relevância para o setor foram debatidos durante o encontro.

O Sindepat Summit teve novidades em relação às edições anteriores, com destaque para as rodadas de negócios, dando a oportunidade de momentos exclusivos entre expositores e buyers. Mais de 300 profissionais participaram do evento, incluindo representantes de todo o Brasil e do exterior, que contou com uma exposição de 26 empresas.

A presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri, falou sobre as inovações. “Em relação ao conteúdo, eu diria que olhamos mais para o mercado nacional na hora de apresentar os temas debatidos. Trouxemos a questão das concessões de parques naturais e o potencial que eles oferecem para o turismo. Mostramos a transformação da Serra Gaúcha, nossa anfitriã, em polo de entretenimento Nacional, com forte aposta nos parques e atrações. Destacamos a importância da arquitetura de conteúdo e do master planning para revitalização por meio do case do Parque Bondinho Pão de Açúcar, entre outros. Por outro lado, tivemos a presença de empresas de 11 países, além do Brasil, na área de exposição, o que permitiu que nossos participantes pudessem conhecer as novidades em produtos e serviços para nosso setor. Além disso, oferecemos as rodadas de negócios pela primeira vez, criando um ambiente convidativo para que as conversas pudessem evoluir para negociações e aquisições, de fato. Também criamos as visitas técnicas aos nossos associados aqui da região, o Alpen Park e o Bondinho Aéreo Canela, e o Acquamotion e o Snowland."

Na opinião da presidente da Adibra, Vanessa Costa, o Sindepat Summit é extremamente importante para o segmento. “Esse evento, em especial, que está em sua terceira edição, representou um grande marco, o marco do reencontro, como disse o Murilo Pascoal no evento. No Adibra Networking Day, realizado em dezembro, no Wet'n Wild e no Hopi Hari, nós já tivemos essa sensação de poder rever os amigos, e agora, com a flexibilização, a melhora do quadro pandêmico e a não obrigatoriedade do uso de máscaras, as pessoas estavam muito felizes em poder se reencontrar. O conteúdo foi também incrível e de suma importância. A palestra do Alain Baldacci me emocionou muito e vou levar para a vida, e me senti honrada em poder entregar uma singela homenagem ao grande ídolo do nosso setor, Marcelo Gutglas, o qual sou fã. Já estamos ansiosos para o próximo Sindepat Summit, que será em Brasília. E aproveito para reforçar a importância da parceria e mútua cooperação entre Adibra e o Sindepat, bem como agradecer todos seus integrantes, dos quais, depois de dois anos em infindáveis reuniões, tenho o prazer de ser amiga”, ressalta.

A Adibra e o Sindepat sempre procuraram fomentar ações, iniciativas e projetos em conjunto em prol do setor. Para Carolina, a parceria entre as duas entidades é muito importante para a união do segmento de entretenimento. “Evoluímos muito durante a pandemia. Nossas conversas começaram antes de 2020, mas o fechamento dos parques e atrações em março de 2020 acelerou nossa aproximação. Fizemos dezenas de webinars sobre temas comuns, como medidas trabalhistas ou de crédito. Criamos o site Amo Parque, com dicas de entretenimento para crianças e famílias, quando todos estávamos fechados em casa. Depois, lançamos o Banco de Talentos, um site para cadastro de currículos de pessoas que querem trabalhar em parques. Ainda poderemos realizar muitas ações conjuntas, fortalecendo nossa parceria. No Sindepat Summit, entregamos juntas a homenagem ao presidente do Grupo Playcenter, Marcelo Gutglas, como personalidade e guru do nosso setor, e também oferecemos descontos nas inscrições dos associados Adibra. Mas podemos avançar e estreitar ainda mais a parceria Sindepat e Adibra”, evidencia.