Multinacional Sacoa é patrocinadora do Adibra Networking Day

Operadora de parques de diversões é líder mundial em sistemas de gestão de rendimento para as indústrias de entretenimento, diversões e lazer

A Sacoa, operadora de parques de diversões, foi inaugurada no final da década de 50, na Argentina, e se tornou o fornecedor líder mundial em sistemas de gestão para as indústrias de diversões, entretenimento e lazer. Com mais de 1.900 instalações em aproximadamente 70 países e cinco continentes, a empresa oferece aplicativos personalizados para gerenciar e controlar todos as áreas de uma instalação de entretenimento.

No Brasil, a sede da empresa está localizada na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, e conta com instalações modernas e tecnologia de ponta, onde equipes de desenvolvimento, treinamentos e consultoria atuam 24 horas por dia, sete dias da semana, para oferecer soluções em gestão e controle de toda a instalação de entretenimento.

A História

Em 1957, o patriarca da família Mochkovsky, Mauricio, era um empreiteiro de construção em Mar del Plata, Argentina, e tinha uma pequena empresa com apenas alguns funcionários. Um dia, ao visitar uma cafeteria, observou que enquanto a jukebox tocava (, dois homens que não se conheciam escolheram a mesma música, mas a canção tocou apenas uma vez. O empresário pensou: “Que bom negócio deve ser. Várias pessoas pagam por um serviço, que é prestado apenas uma vez, mas todos estão felizes porque pensam que foi tocado por causa de sua escolha”. Foi depois disso que o empresário entrou em contato com o dono da jukebox e, em poucos dias, adquiriu três jukes Wurlitzer, operando em cafeterias pela cidade. Dois anos mais tarde ele comprou 15 máquinas de pinball que estavam armazenadas em um porão.

Em 1969, foi aberto o primeiro Sacoa Family Entertainment Center em Mar del Plata, que orgulhosamente a família observa ter sido um grande sucesso muito antes do termo "Family Entertainment Center" ser usado nos EUA. A família Mochkovsky e a Sacoa viram como os pins e jukeboxes eram extremamente lucrativos há 50 anos. Com o advento dos videogames nos anos 70, a empresa começa a fabricar alguns de seus próprios jogos, o que acabou dando a ela uma vantagem sobre seus concorrentes locais.

À medida que o boom dos videogames continuava, fabricantes líderes de todo o mundo como Atari, Namco, Sega, Williams e outros fizeram acordos de distribuição com a empresa argentina, ajudando a marca Sacoa a decolar.

Com o tempo, os videogames domésticos e outras formas de entretenimento barato tiveram um impacto forte e negativo na empresa e na indústria em geral. Para se adaptar, Sacoa trocou os fliperamas de rua por FECs em shoppings e complexos de cinemas com jogos em grupo e intermediários - uma mudança para atrações que não podiam ser encontradas em casa.

Hoje, a Sacoa é um nome conhecido na Argentina. A empresa opera mais de 20 FECs em shoppings, complexos de cinemas e resorts à beira-mar. Ela também comanda um parque de diversões ao ar livre em Quito, no Equador, denominado Vulqano Park, que conta com 30 atrações, um edifício central intermediário com praça de alimentação, uma galeria e uma sala de eventos especiais, e também dirige o Dezerland Park em Orlando, uma vitrine para todo o sistema na cidade sede da IAAPA, um espaço do tamanho de um shopping center com jogos, boliche, go kart, trampolim e muito mais, desde Redemption e estoques. Fonte: replaymag

Um novo caminho: o sistema Playcard

No final dos anos 80 e início dos anos 90, coincidindo com a expansão da economia argentina, a empresa familiar começou a crescer em proporções nacionais, atingindo até 50 localidades. Foi então que a empresa percebeu que precisava de uma maneira melhor de controlar as operações, acompanhar a receita, girar os jogos com sabedoria, modificar os preços para compensar a inflação e evitar roubos. Assim, o sistema Sacoa Playcard foi desenvolvido internamente para otimizar o funcionamento da própria empresa. Em 1993, a primeira loja Sacoa Entertainment substituiu os tickets tradicionais por um sistema de cartão de débito magnético computadorizado, iniciando a investida da empresa em sistemas sem dinheiro.

O hardware e software do sistema foram desenvolvidos e fabricados por uma empresa irmã chamada Sacoa Playcard System, que inicialmente forneceu a todos os Sacoa FECs. Após o sucesso nas próprias localidades, a Sacoa vendeu o sistema em 1994 para o seu primeiro cliente externo, uma operação no Brasil, e logo passou a exportar para outros países.

Embora o Playcard System tenha começado simplesmente para gerenciar jogos em um local e a vender/recarregar os cartões, ele rapidamente evoluiu para uma solução integrada que pode ser usada universalmente em muitos locais. O sistema hoje pode gerenciar vários setores de um negócio, desde resgates e estoques de alimentos/ bebidas a vendas on-line e reservas de festas, programas de associação e fidelidade, bem como integração com vários pontos de vendas especializados e fornecedores de boliche. As estratégias de ofertas e o aprimorado sistema de fidelidade, construídos e consolidados pelo sistema Playcard, se traduzem diretamente em aumento das receitas, impossíveis de se atingir com métodos tradicionais ou outros sistemas. Fonte: replaymag

Segundo o Chief Business Development Officer (CBDO) da Sacoa, Marcelo Fernandes Barrios, um dos responsáveis pela implantação da Multinacional no Brasil, o diferencial da Sacoa é que ela desenvolveu o próprio sistema de operação para o seu uso, e isso fez toda a diferença ao longo de sua história, porque a empresa consegue vivenciar o dia a dia de um operador de parques de diversões. “O nosso objetivo não é o sistema em si, o sistema é um meio, uma ferramenta que vai permitir escalar o negócio e abrir uma gestão mais simplificada e eficiente. No final, nossa missão é tirar um sorriso de uma criança e proporcionar a praticidade de recarregar o cartão, jogar nos brinquedos, acumular pontos e assim poder tornar a experiência de passar um dia num parque de diversões lúdica e ainda mais inesquecível”, declara.

Marcelo destaca ainda que a internet, os tablets e os smartphones têm impactado muito o mercado oferecendo soluções de pagamento direto e que as pessoas hoje em dia preferem realizar as transações financeiras, muitas vezes, pela Internet, seja fazendo reservas on-line para festas ou recarregando Playcards com seus telefones celulares. “Também temos o Kiosk de autoatendimento, que junto com o App customizado do cliente, reduz as filas e aumenta o tempo de entretenimento”, pontua.

O empresário diz que é importante destacar a vanguarda em ter o sistema atuando em diversos canais de venda, app, on-line, por redes sociais, kiosk, etc. ”Esse é um diferencial competitivo e crítico, que nossos concorrentes estão anos luz atrás, e demanda muito investimento. Outro grande diferencial é termos uma equipe grande no Brasil enquanto a concorrência falha no suporte. Além disso, para 2022, pretendemos cada vez mais entregar aos nossos clientes, parceiros e colegas da indústria uma solução única e completa que atenda toda a cadeia do entretenimento, e a história na verdade nos dá suporte para nossos clientes confiarem em nós, contextualizando que dividimos as mesmas dores e desafios no dia a dia e do crescimento na nossa indústria”, ressalta. 

Sobre o Adibra Networking Day, que será realizado no dia 2 de dezembro, Marcelo diz que a Sacoa se sente honrada em poder patrocinar e contribuir com o evento. “Fazemos questão de patrocinar um encontro com esse formato, que permitirá que mais pessoas possam conhecer com detalhes as operações e trocar experiências sobre o setor.  Sabemos da importância que a Adibra tem para com o segmento e do trabalho que a associação tem realizado ao longo dos anos”, finaliza.