Adibra realiza palestra sobre a importância da igualdade de gênero no universo corporativo

Estudos da ONU apontam que empresas que adotam a diversidade têm aumento da receita

No dia 16 de setembro foi realizada a palestra on-line “Mulheres Protagonistas - Desenvolvendo Lideranças Femininas para a nova economia”, que faz parte do Projeto Educacional Adibra e conta com a parceria do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), da Resorts Brasil, da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) e da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE).

O evento teve as participações da CEO da consultoria Essence Branding, Maria Brasil, e da analista comportamental, Gisele Dias, que abordaram questões como a evolução da mulher dentro do ambiente de negócios ao longo dos anos, entre outros tópicos sobre a importância da igualdade de gênero.

A pauta é relevante tanto para as mulheres como para os homens. De acordo com estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), empresas que adotam a equidade de gênero corporativa têm crescimento de 10 a 15% em sua receita. “O estudo é claro: companhias devem olhar para o balanço de gênero como uma questão de base, não apenas como uma questão de recursos humanos”, diz a diretora do Departamento da OIT para Atividades de Empregadores, Deborah France-Massin.

Outra conclusão do estudo é que empresas com líderes femininas têm resultados até 20% melhores. Para chegar a essa conclusão, o relatório analisou mais de 70 mil empresas em 13 diferentes países. Entrevistados relataram ganhos em produtividade, rentabilidade, criatividade e inovação em equipes com maior diversidade de gênero. Além disso, 57% dos pesquisados disseram perceber melhorias na reputação, ou seja, na imagem pública da empresa.

Na opinião da CEO da consultoria Essence Branding, Maria Brasil, nesse momento de transformação pelo qual a sociedade vem passando, devido à pandemia, pautas como inclusão, sustentabilidade e diversidade de gênero passaram a ter ainda mais importância para o consumidor e, com isso, as empresas também precisam estar mais antenadas a esses temas. “O setor de entretenimento também deve olhar para esse tipo de demanda que o mercado traz e abraçar essas causas que são tão importantes.  Os empreendimentos que se preocuparem com esses assuntos vão ser considerados diferenciados e com certeza estarão muito mais à frente em relação aos seus concorrentes”, conclui.