Casal adulto de tubarões da espécie Mangona chega ao Oceanic Aquarium

Cada um mede mais de 2 metros e foram trazidos dos Estados Unidos pela maior empresa especializada em transporte de animais aquáticos do mundo

A mais nova atração do Oceanic Aquarium já pode ser visitada: um casal adulto de tubarões da espécie Carcharias taurus, conhecida como Mangona! A fêmea mede 2,06m e o macho 2,02m, o casal tem aproximadamente sete anos e vai continuar crescendo. Eles têm mais de 120 dentes pontudos que ficam expostos para fora da boca, o que proporciona uma aparência mais agressiva, mas são considerados animais tímidos. É uma espécie ameaçada de extinção por conta da pesca predatória e da poluição dos oceanos.

Dos EUA ao Oceanic Aquariumm

Uma equipe europeia da Flying Sharks, maior empresa especializada em transporte de tubarões do mundo, foi a responsável em trazer o casal. Foram dois meses de preparação. Os tubarões foram trazidos de Marathon, na Flórida (EUA), de avião até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Já no Brasil, uma equipe de especialistas do Oceanic Aquarium, formada por sete profissionais, estava em terra esperando por eles e acompanhou o transporte até o Balneário Camboriú (SC). “Esses foram uns dos maiores animais que já transportamos, e ocorreu de forma tranquila, apesar de complexo, tudo saiu dentro do esperado. E o sucesso da operação se deve à dedicação e treinamento das equipes da Flying e do Oceanic. O casal foi transportado em um recinto de polietileno, metade com água e outra com oxigênio puro, não é o nosso ar, é 100% oxigênio. Também controlamos os parâmetros da água e misturamos alguns químicos para eliminar a amônia (urina) dos tubarões”, explica o CEO da Flying Sharks e responsável pelo transporte dos mangonas, João Correa.

“Temos uma check-list de 250 itens e, antes de embarcarmos os animais, testamos toda e qualquer possibilidade de algo sair fora do previsto. Quando os tubarões foram colocados no aquário, nadaram de forma muito tranqüilatranquila e aceitaram a alimentação de imediato. Isso significa que já se sentem em casa”, conta o biólogo marinho da FS, Rui Guedes, que veio de Portugal para preparar o recinto e treinar a equipe que vai lidar diretamente com as novas estrelas do Oceanic.

No total, cinco autorizações foram necessárias para a importação dos animais, duas com autoridades norte-americanas e três no Brasil: Ibama, Ministério da Agricultura e Receita Federal.

Programa de Conservação

A partir de agora, o Oceanic Aquarium participa do Programa Nacional de Conservação da Espécie, vinculado ao Ibama. “São animais que começam a se reproduzir a partir dos oito anos, então, dentro de alguns meses eles atingem a maturidade sexual e esperamos que tenham frutos e possamos cooperar com o programa, afinal essa é uma espécie ameaçada de extinção”, ressalta o gerente Operacional do Ocenaic Aquarium, André Neto.

O diretor do aquário, Cristiano Buerger Filho, exalta o processo: “Foram meses de preparação e dedicação para receber os tubarões, dentro dos melhores padrões mundiais para o bem-estar deles. Foi um desafio enorme, com uma logística bem diferenciada. Estamos felizes com o sucesso da operação e convidamos a todos para virem ver de perto essa espécie espetacular e saber mais sobre como cada um pode colaborar para a preservação dos mangonas”.

Curiosidades

- Tem mais de 120 dentes e ao longo da vida podem trocar 3 mil vezes os dentes;
- São animais de hábitos noturnos;
- Nadam de forma lenta;
- Das poucas espécies que conseguem respirar mesmo estando parados;
- Possuem predação intrauterina, ou seja, o filhote que se desenvolve primeiro se alimenta dos demais ainda no útero da mãe, considerado um tipo de canibalismo;
- Não possuem bexiga natatória, para flutuar precisam ir a superfície e abocanhar o ar;
- Podem atingir até 3,2 metros;
- Pesam até 150 Kg
- Normalmente os machos são menores que as fêmeas;
- Gestação pode durar de 9 a 12 meses;
- São encontrados na costa do Oceano Atlântico, Índico, além do Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho;
- E comem por ano o peso deles em peixes e outros animais menores.

Mais informações nas nossas redes sociais @oceanicaquarium ou pelo site www.oceanicaquarium.com.br