Delegação brasileira liderada pelo SINDEPAT demonstra otimismo durante a IAAPA Expo, em Orlando

Evento global do setor de entretenimento aconteceu dois meses antes de entrar em  vigor a isenção definitiva do imposto de importação para empreendimentos do País

Um clima diferente e otimista, entre os brasileiros, foi o que se viu na edição 2019 da IAAPA Expo, realizada pela Associação Internacional de Parques Temáticos e Atrações, sediada em Orlando (EUA), considerado o maior evento da indústria global de entretenimento. Isso porque o encontro, ocorrido neste mês de novembro e encerrado no último dia 22, aconteceu pouco antes da entrada em vigor de uma conquista histórica para os empreendimentos brasileiros. Em janeiro, começa a isenção definitiva de impostos de importação para o setor, aprovada em outubro.

E a delegação brasileira aproveitou para ver as tendências e novidades e, assim, planejar seus próximos passos, agora com ambições maiores. A agenda brasileira foi intensa. A delegação do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas  (Sindepat), liderada pelo presidente Murilo Pascoal e a diretora executiva, Carolina Negri, contou com diretores de parques e autoridades. Representantes da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), entidade parceira do Sindepat, também se juntaram ao grupo em vários momentos.

Foram feitas duas visitas técnicas a bastidores de empreendimentos, ao Magic Kingdom, do Walt Disney World, e à Ripley Entertainment, proprietária de diversas atrações, entre elas o Ripley's Believe It or Not, de Orlando. O objetivo foi ver a complexidade da operação de atrações de diferentes portes na cidade que é a maior referência global da indústria do entretenimento.

A delegação brasileira teve uma reunião de trabalho com a IAAPA global e foi recebida pelo presidente Hal McEvoy, a vice-presidente para América Latina e Caribe, Paulina Reyes, o segundo VP do Conselho, Jim Pattison, que esteve no Brasil para o Sindepat Summit em agosto, além do Subcomitê de Relações Governamentais.  Houve também dois eventos com a IAAPA latino-americana, o tradicional Latin America Lunch and Learn, que acontece anualmente na Expo, e a recepção para os países e delegações da região.

Outra agenda dos brasileiros foi a entrega do Prêmio Mauricio de Sousa, realizada pela Adibra durante o Adibra International Networking, que aconteceu no Hard Rock Café do Universal Orlando. O prêmio reconheceu atrações e empresas brasileiras do setor em categorias como Criatividade, Design, Inovação e Projeto Inédito. O Prêmio Mauricio de Sousa é uma homenagem ao desenhista brasileiro, que também criou a estatueta dada aos vencedores.

A IAAPA Expo reuniu mais de 40 mil participantes que circularam por mais de mil estandes. Fizeram parte da delegação brasileira no evento representantes do Legislativo e de diferentes níveis de governo, como os deputados Newton Cardoso, presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, e Eduardo Bismarck, membro da comissão, além do secretário de Turismo do Pará, André Dias, o prefeito de Tamandaré (PE), Sergio Hacker, e o representante da Embratur, Rafael Luisi, assessor da presidência.