Casa do Projeto TAMAR no Beto Carrero World

Agora, crianças e adultos têm mais um atrativo para visitarem o parque de diversões localizado em Penha, Santa Catarina (SC)

Foi inaugurada a Casa do Projeto TAMAR, o primeiro espaço implantado por meio da aliança entre o Beto Carrero World e o Projeto TAMAR. O local conta com exposições de materiais educativos, que informam sobre o trabalho desenvolvido em prol das tartarugas marinhas por esta última instituição. Painéis, esculturas, vídeos e QR Codes com muitas informações proporcionam um ambiente de entretenimento educativo.

Outro diferencial é que toda verba arrecadada na venda dos produtos da marca TAMAR será destinada para a continuidade do trabalho de preservação das tartarugas marinhas. Dessa forma, todos também podem ajudar na manutenção do Instituto.

Segundo o criador e coordenador nacional do Projeto TAMAR, Guy Marcovaldi, o Instituto tem a meta de atingir 70% do seu orçamento oriundo da venda de seus próprios produtos. “Acredito que este novo espaço no Beto Carrero World seja promissor para atingirmos esse objetivo financeiro e, também, o nosso objetivo maior de levarmos informações sobre a causa para mais pessoas” completa Marcovaldi.

A intenção é que, ainda neste ano, o projeto da construção de um museu a céu aberto sobre tartarugas marinhas comece a se concretizar no Beto Carrero World. Para compor o ambiente, serão montados centros de pesquisa avançados, minissala de cinema, loja, espaço cultural, tanques e aquários para observação do público.

O Beto Carrero World, que possui em seu zoológico mais de duzentas espécies de animais, algumas ameaçadas de extinção, aceitou mais este desafio. O cuidado com a natureza e os animais sempre foi uma grande preocupação do fundador do mundo mágico, e esse legado será sempre uma das prioridades do empreendimento.

De acordo com a bióloga responsável pelo zoológico do Beto Carrero World, Kátia Cassaro, a união entre o parque e o Projeto TAMAR resulta em um ganho para o meio ambiente e também para a sociedade. “Será um desafio muito gratificante trabalharmos com tartarugas marinhas. Queremos levar mais conhecimento ao nosso público, e proporcionar a chance de participarem ativamente da preservação desses animais encantadores”.

O conhecimento é o primeiro passo para entender mais sobre a realidade e as necessidades de cada espécie de animal silvestre. “Quanto mais pessoas tiverem conhecimento da nossa causa, mais protegidas as tartarugas marinhas estarão, e é isso que torna essa aliança ainda mais importante”, afirma Marcovaldi.

A Casa está localizada na área do Zoo do Beto Carrero World, junto ao Mundo Mágico das Aves, e não é cobrado nenhum valor adicional para visitação. Seu horário de funcionamento é das 10 às 13 horas, e das 14 às 18 horas.

O Projeto TAMAR é reconhecido, internacionalmente, como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, e seu trabalho socioambiental serve de modelo para outros países. O TAMAR protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.