Acqua Lokos comemora 20 anos com ampliação de atividades

Complexo de lazer do litoral investiu na infraestrutura para atender os visitantes o ano inteiro

Um dos principais empreendimentos do litoral norte gaúcho está completando duas décadas de atividades. Neste mês de fevereiro, o Acqua Lokos, complexo de lazer instalado no município de Capão da Canoa, comemora 20 anos de atuação oferecendo novas experiências.

O parque, que surgiu em 1997 por meio de uma iniciativa do empresário da construção civil, Ledorino Brogni, começou com 35 funcionários e apenas alguns toboáguas. Hoje, o Acqua Lokos conta com cinco áreas de diversão, incluindo um hotel fazenda, e figura entre os 10 melhores parques aquáticos do País. “Tudo começou após uma viagem de férias com a família para Orlando, nos Estados Unidos, onde visitamos diversos parques, e notei que todos brincavam igualmente, dos pais aos filhos, e pensei que podia ser legal proporcionar isso aqui”, relembra Ledorino.

A aposta do empresário no potencial turístico do litoral gaúcho deu certo e passou a movimentar a economia da região. Desde então o empreendimento não parou de crescer. Em 2003, o filho Fabiano da Silva Brogni assumiu a direção geral do complexo de lazer, ao lado da sua esposa, Jomara Costa de Souza. Atualmente, o Acqua Lokos possui um espaço de lazer com, aproximadamente, 20 hectares, dividido em cinco áreas: aquática, coberta, diversão, fazenda e hotel. São quase 170 funcionários trabalhando em todas as áreas do parque, que também gera mais de 200 vagas indiretas, por meio dos parceiros que atuam no complexo.

Em 2016, o Acqua Lokos foi eleito o 9° melhor parque da América do Sul pelo site TripAdvisor. Para 2017, devido ao crescimento de público dos últimos anos, algumas áreas foram revitalizadas e o complexo passará a funcionar também no inverno, operando o ano inteiro. “Estamos permanentemente em busca de novidades. Uma delas será o projeto pedagógico que, durante a temporada de inverno, vai oferecer atividades de educação ambiental, que buscará a integração de toda família”, revela a diretora do parque, Jomara de Souza. O projeto, ainda em fase de execução, deve ser incluído no calendário escolar dos municípios.

Com capacidade para receber aproximadamente quatro mil visitantes por dia, os diretores do parque projetam um crescimento de 25% no volume de pessoas que circulam no local, nesta temporada. Parte dessa projeção advém da grande presença de estrangeiros que atravessam o litoral gaúcho. “A cada ano percebemos maior presença de turistas vindos de fora do Estado, especialmente argentinos e uruguaios, que atravessam o nosso litoral”, afirma o diretor, Fabiano Brogni. De acordo com projeção da Policia Rodoviária Federal (PRF), mais de 2,5 milhões de estrangeiros devem cruzar o litoral gaúcho neste verão.

O setor de parques temáticos e aquáticos é um negócio muito sério. Não apenas pela responsabilidade na segurança dos brinquedos e qualidade da água oferecida aos visitantes, mas por exigir uma administração abnegada. Como destaca o presidente da Adibra, Alvaro Mendes Pereira, "neste Brasil de muitos desafios, somente os visionários e eternos empreendedores conseguem crescer e manter a segurança e qualidade em seus negócios. Sentimos muito orgulho em termos o Acqua Lokos como nosso associado, e estamos prontos para comemorarmos suas próximas conquistas”, disse Pereira. De acordo com dados do Ministério do Turismo, o setor de parques temáticos e aquáticos registrou crescimento na ordem dos 18%, só nos primeiros meses de 2016.