A História da Adibra

1989

O início

O brasileiro sempre foi amante da diversão e está entre os maiores consumidores de entretenimento no exterior. Porém, até 1989, o setor de parques ainda não tinha se consolidado no Brasil, com uma instituição que representasse, nacional e internacionalmente, os empreendimentos brasileiros da indústria de diversão.

No dia 17 de outubro de 1989, foi criada a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (ADIBRA), que contou, desde o início, com o incentivo da IAAPA - International Association of Amusement Parks and Attractions, entidade estrangeira com mais de 80 anos, que congrega empresas como Walt Disney Company, Busch Gardens, Paramount Parks, entre outros.

1991

Evolução

A partir de então, o mercado brasileiro de parques e atrações de lazer iniciou seu crescimento. Por meio da ação decisiva da associação, foram criadas linhas de crédito no BNDES e FINEP e o IPI foi reduzido, assim como o imposto de importação de equipamentos. O setor começou a ser visto como parte importante do turismo nacional e, com incentivos, vários projetos saíram do papel, entre eles: Beto Carrero (1991),; Parque da Mônica (1993),; Wet'n Wild (1999); e Hopi Hari (1999).

2016

Hoje

Hoje, a associação reúne os mais importantes empreendimentos do País, com 80 empresas filiadas, que representam cerca de 300 parques e fornecedores de serviços ao setor. Além disso, a ADIBRA conta com o reconhecimento de entidades como Embratur, Ministério da Indústria, Comércio e Turismo e todo o Trade Turístico. Um dos eixos de trabalhos da associação é continuar atuando frente às esferas do governo, órgãos públicos, empresas privadas e todas as demais interfaces necessárias e importantes para o funcionamento dos parques de diversões.

Constantemente, a ADIBRA promove a capacitação de empresários, gerentes e funcionários de empreendimentos filiados, por meio da realização de treinamentos, cursos e outros tipos de eventos. Além de manter os associados informados sobre todas as novidades da indústria de entretenimento, ainda dá suporte para a participação em eventos.