Gestão ambiental consciente é tema da reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat

Objetivo foi compartilhar conhecimentos e práticas sobre como os parques de diversões e atrações podem se tornar agentes ativos na promoção de ações sustentáveis

No dia 26 de março, foi realizada a 4ª reunião virtual do Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat, exclusiva para os associados das duas instituições, que tiveram a oportunidade de se aprofundar na temática da gestão da experiência para a sustentabilidade. O encontro proporcionou uma oportunidade para compartilhar conhecimentos e práticas sobre como os parques de diversões e atrações podem se tornar agentes ativos na promoção de ações sustentáveis.

Foram apresentados três cases de sucesso. Evelyn Lisboa, representando o Parque Bondinho Pão de Açúcar, situado no Rio de Janeiro, explicou como funciona o Educa Bondinho, um programa educativo-socioambiental que transforma o parque em uma verdadeira sala de aula ao ar livre e recebe turmas do ensino público do estado do Rio de Janeiro de Educação Infantil, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA), e destacou as iniciativas implementadas para integrar a sustentabilidade em todas as atividades do parque, promovendo a conscientização ecológica entre os visitantes.

Caroline da Luz, do Parque Unipraias, localizado em Balneário Camboriú (SC), falou sobre o projeto Parque Escola de educação ambiental para os estudantes de escolas públicas e privadas, transformando a natureza em fonte de conhecimento, que visa divulgar a importância da preservação de um dos mais ameaçados biomas brasileiros: a Mata Atlântica,  e compartilhou as experiências de sucesso na gestão sustentável do parque, destacando a importância da preservação da natureza e da promoção do turismo responsável.

Já Amanda Emilly Barreto Silva, do Magic City, comentou sobre a recém-inaugurada área Oceânica do Complexo de Lazer Magic City, que carrega uma mensagem de conscientização ambiental e trouxe insights sobre como o parque tem utilizado estratégias inovadoras para reduzir seu impacto ambiental e engajar a comunidade local em práticas sustentáveis.

As apresentações inspiraram os participantes, destacando a importância da sustentabilidade no setor de parques de diversões e atrações, e evidenciaram que a sustentabilidade não apenas contribui para a preservação do meio ambiente, mas também para a construção de um turismo mais consciente e responsável.

O Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat pretende realizar novos encontros que serão divulgados posteriormente no grupo de WhatsApp dos associados.

O associado que não conseguiu acompanhar o encontro on-line, poderá solicitar o link do vídeo, pelo o e-mail adibra@adibra.com.br