Adibra celebra a diversidade e apoia mais uma edição do DNPD

Ação de cidadania é um convite à inclusão e proporciona um dia de muita diversão.  Este ano, a iniciativa ganha apoio institucional do Ministério do Turismo

A inclusão, como princípio essencial da convivência humana, tem se destacado cada vez mais em diversos setores, e os parques de diversões e atrações turísticas não estão à margem desse movimento transformador. Sendo assim, a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) abraça a causa e, em consonância com esse compromisso, reforça seu apoio ao 13º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD), agendado para ocorrer entre os dias 4 a 8 de dezembro. Pela primeira vez, o movimento terá o apoio institucional do Ministério do Turismo.

Na ação de cidadania, os parques e atrações turísticas associados ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), idealizador do evento, os associados da Adibra e demais parceiros, como a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (Apasg), irão receber, gratuitamente, pessoas com deficiências para um dia de muita diversão. Mais de 30 parques e atrações já estão confirmados nesta edição.

A presidente da Adibra, Vanessa Costa, ressalta a importância de proporcionar experiências seguras e acolhedoras para todos. “Os parques e atrações turísticas, ao participarem ativamente do DNPD, reforçam o compromisso de criar um ambiente onde todos, independentemente de suas habilidades, possam desfrutar plenamente de momentos de diversão, lazer e integração social. É uma oportunidade não apenas de festa, mas também de reflexão sobre como a inclusão pode transformar positivamente a experiência dos visitantes em todo o país”. 

Confira a lista dos parques de diversões e atrações associados da Adibra confirmados até o momento no DNPD 2023:

 

Sobre o DNPD

Realizado anualmente desde 2010, o DNPD ocorria inicialmente em apenas um dia, próximo a 3 de dezembro, quando se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para que mais parques e atrações pudessem participar da ação, o movimento foi ampliado de um dia para uma semana de realização. Cada parque ou atração escolhe um dia da semana para promover a ação, que em 2020 não foi realizada por conta da pandemia.