Fundação Sicredi leva o Sansão gigante para Porto Alegre

Evento de inauguração do Espaço de Educação Financeira para crianças contou com a presença da diretora executiva da Adibra

Quem frequentar a Orla do Guaíba irá se deparar com uma versão gigante do Sansão, companheiro inseparável da Mônica. Com mais de 13 metros, o personagem está próximo à Usina do Gasômetro como parte de uma ação que está rodando todo o Brasil para celebrar os 60 anos da personagem Mônica, assim como marca a inauguração do Espaço de Educação Financeira da Fundação Sicredi, desenvolvido para fomentar o tema Educação Financeira para crianças, o qual tem como temática os personagens da Turma da Mônica.

A instalação “Coelhadas Gigantes” foi criada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP) em parceria com a Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações e, em Porto Alegre, com apoio da Fundação Sicredi. A GOL é a transportadora aérea oficial da campanha Mônica 60 anos.

A ação dá continuidade a uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a Fundação Sicredi, iniciada em 2019, que visa promover a educação financeira para o público infantil e já rendeu, entre outras ações, a criação de uma série de gibis e vídeos sobre o tema. No total, já foram distribuídos gratuitamente 7,8 milhões de exemplares entre as seis edições da publicação, e os vídeos têm mais de 27 milhões de visualizações.

A novidade agora é a inauguração do Espaço de Educação Financeira temático da Turma da Mônica destinado a crianças. A Sicredi União Metropolitana, uma das 105 cooperativas de crédito que integram o Sicredi, com atuação em Porto Alegre e região metropolitana, é parceira do projeto e promoverá localmente o Espaço.

“É uma alegria chegar aos 60 anos da Mônica e ver a turminha participando desse projeto tão importante e necessário, para que nossas crianças tenham embasamento e que se tornem adultos plenos e cidadãos conscientes. Isso vai repercutir diretamente no bom futuro de nosso país”, enfatiza Mauricio de Sousa.

“Desde 2019 promovemos a Educação Financeira para as crianças por meio da parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A inauguração do Espaço, o primeiro de educação financeira gratuito do país, proporciona um ambiente lúdico para aprendizagens sobre o tema em situações do dia a dia das crianças e é mais um importante pilar que reforça nosso compromisso para o desenvolvimento das localidades onde estamos presentes”, comenta o diretor presidente da Fundação Sicredi, Cesar Bochi.

Interativo e acessível, o local estimula o protagonismo das crianças, ensinando educação financeira de forma lúdica por meio da interação com os personagens em um percurso com seis estações de aprendizagem. O percurso dura cerca de 1h e a capacidade é receber aproximadamente 150 visitantes por dia, e a projeção é de 20 mil visitantes anuais. A entrada é gratuita mediante agendamento para grupos escolares ou visitas individuais, de segunda a sexta das 8h30 às 17h.


Evento de inauguração

No dia 7 de novembro, aconteceu a cerimônia de inauguração do Espaço de Educação Financeira, que contou com a presença da diretora executiva da Adibra, Carol Ayako, e representantes da Mauricio de Sousa Produções, como Rodrigo Paiva, Cyntia Carneiro e Marcelo de Sousa e Manoela da Costa Moschem (Vila da Mônica Gramado), além de profissionais parceiros da área de educação, como a orientadora técnica do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, Vera Rita de Mello Ferreira, representantes do Banco Central do Brasil e da Secretaria Municipal de Educação, entre outras entidades. Na ocasião também foi realizada a primeira visitação de um grupo de crianças, representando o público-alvo da iniciativa.

A partir do dia 13/11, começarão as visitas do grande público de forma gratuita, mediante agendamento pelo contato espaco_edfinanceira@sicredi.com.br. O Espaço de Educação Financeira fica localizado no Centro Administrativo Sicredi, na Av. Assis Brasil, 3940, em Porto Alegre.