Aula inaugural do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos foi um sucesso

Encontro foi realizado no dia 25 de setembro e teve entre os temas abordados o panorama do setor de parques e atrativos turísticos no Brasil

Com a participação de mais de 50 inscritos, a primeira aula do curso de pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos, resultado de uma parceria educacional inovadora entre a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) com a renomada Universidade Caxias do Sul (UCS), foi um sucesso!  

O encontro realizado no dia 25 de setembro, foi aberto ao público e transmitido por meio do canal da UCS no YouTube, e apresentou o panorama do setor de parques e atrativos turísticos no Brasil, bem como as projeções do setor, novos empreendimentos, oportunidades e desafios, numa abordagem que revelou os dados recentes do estudo “Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos”, pesquisa realizada pela Adibra e o Sindepat, e produzida pela empresa Noctua, especializada em inteligência de mercado em hospitalidade e entretenimento.

A abertura do evento foi realizada pelo professor doutor Maguil Marsilio, coordenador do programa de pós-graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Durante sua apresentação, ele enfatizou o papel significativo que a universidade desempenha no cenário da educação superior, proporcionando uma ampla variedade de oportunidades educacionais. Ele destacou que o turismo desempenha um papel significativo na economia local, gerando inúmeros empregos.

O professor Marsilio também ressaltou que o objetivo do primeiro curso de pós-graduação desse setor no Brasil é promover a busca por boas práticas na indústria do entretenimento e, ao mesmo tempo, elevar o nível de qualificação profissional daqueles que já atuam nesse segmento. Além disso, o curso visa oferecer uma oportunidade de profissionalização para aqueles que desejam ingressar no setor. 

Para a diretora de Educação da Adibra, Cyntia Carneiro, esse curso representa um marco significativo na iniciativa educacional da Adibra. "Vivemos um momento histórico ao promovermos um curso de pós-graduação setorial. Sabemos que investir em educação é extremamente importante, sendo o caminho necessário para a profissionalização que leva ao crescimento. Buscamos tornar o setor econômico brasileiro uma referência de excelência, reconhecido em padrão internacional por proporcionar experiências encantadoras. Esse é o principal propósito de todo esse movimento", destaca.

Ainda de acordo com Cyntia, “a parceria educacional da Adibra e do Sindepat com a Universidade Caxias do Sul é de grande importância para o nosso setor, que ao se relacionar de forma estreita com a academia, visa desenvolver e ampliar os horizontes do pensamento crítico, entregando conteúdos técnicos de qualidade aos profissionais da indústria do turismo e do entretenimento”.

A presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri, expressou sua grande satisfação ao observar o crescente interesse das pessoas em se aprimorar e se qualificar, destacando que as associações desempenham um papel fundamental ao contribuir com essa jornada de aprendizado e desenvolvimento, e falou sobre o grupo de associações que vem atuando fortemente na Reforma Tributária. “Com o intuito de ressaltar a significativa importância socioeconômica do turismo, um grupo de associações que representa os setores de parques, atrações turísticas, hotelaria e eventos uniu forças para advogar em favor do setor perante o poder Legislativo. Nós buscamos condições adequadas que atendam às características peculiares do turismo, um setor com alta capilaridade nacional e que requer uma mão de obra intensiva. Por isso, realizamos um estudo que justifique e defenda a implementação de uma alíquota tributária diferenciada para o setor como um todo”.

A presidente da Adibra, Vanessa Costa, falou sobre o estudo realizado em parceria com o Sindepat. “O recente estudo Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos - só ressaltou o quanto o setor é importante para a economia. Geramos 178 mil empregos, e só em 2022 foram mais de 89 milhões de visitantes em nossos parques. Movimentamos mais de 7 bilhões da economia, sendo que no primeiro trimestre de 2022 ainda estávamos em plena recuperação, por conta da pandemia. Nossa pesquisa mostrou ainda que a expectativa é de um crescimento de 18% para o ano de 2023. Nosso setor continuará a crescer e a gerar mais empregos para o turismo nacional”. 

A presidente agradeceu a todos os participantes dessa aula inaugural e ressaltou a importância do curso. “Testemunhei o nascimento da Adibra, e meu pai foi um dos sócios-fundadores da associação. Acredito firmemente que devemos trabalhar incansavelmente em prol do desenvolvimento do nosso setor, e a oportunidade de participar desta pós-graduação nos enche de alegria. Temos grandes expectativas quanto à qualidade do conteúdo que será oferecido. A capacitação sempre ocupou um lugar de destaque na missão da Adibra. É por isso que contamos com a diretora de Educação, Cyntia Carneiro, que desempenha um papel fundamental e altamente ativo nessa área. Além disso, estamos empolgados com as iniciativas futuras que estão em desenvolvimento, incluindo a produção de vídeos institucionais e materiais de referência essenciais para todas as operações do setor. Acreditamos que os participantes deste programa de pós-graduação se tornarão multiplicadores das informações e conhecimentos que adquiriremos, contribuindo significativamente para o avanço e a prosperidade contínua da nossa indústria".

O vice-presidente da Adibra e diretor executivo da StarPark, que gerencia o HelloPark e o Parque da Mônica, Marcelo Beraldo, comentou sobre a sua trajetória profissional e reforçou sobre a importância em dar chance para as pessoas de baixa renda e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento e crescimento da equipe.  “Priorizar o recrutamento interno e proporcionar oportunidades para o desenvolvimento e crescimento da equipe é fundamental. Durante minha trajetória, tive a honra de aprender com grandes nomes do setor, e durante uma década atuei como representante da IAAPA no Brasil. A lição que fica é que devemos estar prontos para agarrar as oportunidades que surgem e, ao mesmo tempo, nos esforçarmos para não deixar escapar as oportunidades que estão à nossa frente".

O professor Marsilio finalizou a aula inaugural falando sobre a importância da vivência e do compartilhamento de conhecimentos. “Por meio dessas experiências e da troca de informações, crescemos como indivíduos e profissionais, desenvolvendo maior adaptabilidade, conhecimento e confiança para enfrentar desafios”, declarou.