Hot Park e Instituto Algar se unem para promover a educação de crianças e adolescentes

No dia 1º de setembro, parque aquático reverteu 100% do lucro da venda de ingressos para as oficinas de reforço escolar do Instituto Algar

O Hot Park (GO), parque aquático da plataforma de entretenimento Aviva, realizou no dia 1º de setembro a primeira edição do Ingresso do Bem, ação social que tem como objetivo a doação de todo o lucro da sua venda de ingressos ao Programa Transforma, do Instituto Algar. O programa oferece diferentes oficinas no contraturno escolar, dentre elas o reforço para crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, que frequentam as organizações sociais parceiras do Instituto. A compra pôde ser realizada antecipadamente pelo site do Hot Park ou diretamente nos guichês.

A iniciativa tem como objetivo ampliar as atividades sociais da Aviva que, além do parque aquático, é detentora dos complexos turísticos Rio Quente Resorts e Costa do Sauipe, em Goiás e na Bahia, respectivamente. “Temos um trabalho proativo em prol do impacto positivo na sociedade, e esta parceria com o Instituto Algar é uma forma de retribuir o cuidado e carinho às pessoas, que são a razão do nosso negócio. A ideia é de que esta ação seja contínua e um marco em nossa contribuição social, que vem se expandindo nos últimos tempos para além da região onde estão nossos destinos”, explica a gerente de Sustentabilidade da Aviva, Neide Tavares, que está à frente da Agenda ESG da companhia.

De acordo com dados do Todos Pela Educação, 712 mil crianças e adolescentes estão em atraso escolar no país e mais de 40% das crianças brasileiras não foram alfabetizadas. Esta situação foi a principal motivação para a criação do Programa Transforma pelo Instituto Algar, instituição com mais de 20 anos de história e que beneficiou mais de 34 mil pessoas só em 2022. “O Programa Transforma foi criado para gerar oportunidades de desenvolvimento para os alunos, contribui para a redução da defasagem escolar de crianças e adolescentes, possibilitando que desenvolvam seu pensamento crítico, sua autoconfiança e maturidade emocional para conquistar seus objetivos de vida”, salienta a gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli.

Com o objetivo de reforçar a base educacional, no contraturno escolar, a grade curricular é composta por disciplinas como Matemática, Português e Literatura, além de Habilidades para Vida, que é ministrada em três aulas semanais nas organizações sociais e escolas parceiras. As demais oficinas contemplam uma diversidade de atividades, como futebol de campo, futsal, vôlei, judô, handball, capoeira, artes cênicas, circo, poesia, dança, balé, grafite e muito mais, oferecendo inúmeras possibilidades de desenvolvimento à futura geração do nosso país.

 

Parceria com o Instituto Algar reforça as ações sociais do Hot Park

A realização do Ingresso do Bem pela primeira vez reafirma o compromisso do Hot Park e da Aviva com ações sociais que começaram a ir além da região dos complexos turísticos. Durante a campanha de inverno, em julho, o Hot Park se juntou à ONG SP Invisível para aquecer pessoas em situação de rua na capital paulista por meio de doações de kits personalizados, contando com o apoio de voluntários da Aviva para a distribuição.

O cuidado com a sociedade sempre existiu no entorno dos destinos da Aviva. Entre as ações mais recentes, a empresa doou nove mil itens – entre roupas de cama, travesseiros e itens de vestuário – para vítimas das fortes enchentes que aconteceram na Bahia em 2021 – e 15 toneladas de alimentos para instituições e comunidades vizinhas dos dois destinos. Além disso, desenvolve o programa interno Cozinha Escola, que oferece qualificação profissional em gastronomia para pessoas colaboradoras e comunidades locais.

A Aviva ainda promove lazer para a comunidade por meio de iniciativas que levam as pessoas até os destinos. O Dia Nacional da Alegria e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas são iniciativas do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), que são apoiadas pela empresa e pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra). Nesses dias, em 2022, o Hot Park recebeu três mil crianças em situação de vulnerabilidade vindas de 60 instituições parceiras do estado de Goiás, e 2.800 pessoas com deficiência de 51 instituições de Goiás e Brasília, respectivamente. Ao todo, mais de 360 pessoas voluntárias colaboraram nas datas.

O impacto positivo na sociedade é um dos compromissos da Aviva, conectado ao pilar social de sua Agenda ESG, que também possui iniciativas de governança e sustentabilidade. “Temos a convicção de que todas as pessoas têm a capacidade e a responsabilidade de contribuir com um mundo melhor. É por este motivo que direcionamos recursos para iniciativas sociais e continuamos expandindo sua abrangência, atingindo pessoas de diferentes localidades e adotando abordagens relevantes para a sociedade, como oferecer suporte educacional para crianças e jovens”, complementa Tavares.

Veja mais detalhes sobre as iniciativas sociais, ambientais e de governança da Aviva em seu último Relatório de Sustentabilidade:
https://www.rioquente.com.br/assets/client/pdf/relatorio-sustentabilidade-2022.pdf