Circo Escola do Instituto Beto Carrero retorna para nova temporada em outubro

Crianças e adolescentes poderão participar das aulas gratuitas que marcam os 15 anos da entidade que promove ações de saúde, educação, cultura, cidadania, lazer e bem-estar

Respeitável público: a lona está armada e o picadeiro montado. Um dos sonhos de João Batista Sergio Murad, o Circo Escola do Instituto Beto Carrero está de volta! A estreia será na terça-feira, (16/10) às 18h30, com uma apresentação especial de ex-alunos do Circo Escola (alunos que participaram entre os anos de 2006 e 2014, somando mais de 900 crianças e adolescentes atendidos neste período pelo projeto). A apresentação será aberta para toda a comunidade e fará parte das comemorações do mês da criança e dos 15 anos do Instituto que promove ações ligadas à área da saúde, educação, cultura, cidadania, lazer e bem-estar para toda a comunidade de Penha (SC).

Mais de 130 crianças e adolescentes de toda a região podem contar diariamente com aulas gratuitas de práticas circenses, que serão realizadas em uma lona com 35 metros de diâmetro, local onde estarão abrigados os aparelhos para práticas acrobáticas, malabares, contorcionismo, trapézio, mágica, dança, entre outros. Além dos exercícios, as crianças e adolescentes aprenderão também sobre figurino, maquiagem, produção, cenografia e tudo que engloba o universo circense. “O projeto estimula aquilo que cada um tem de melhor, indo além das habilidades corporais e focando também na criatividade, na observação e nas características pessoais de cada participante”, afirma a Coordenadora do Instituto Beto Carrero, Rosiane Souza de Souza.

Com treinos diários realizados no contraturno escolar, o Circo Escola promove o exercício dos valores sociais e morais como disciplina, organização, trabalho em equipe, respeito ao próximo, entre outros. “Mais do que atividade física, o projeto reforça características importantes para a convivência em comunidade. São aprendizados que as crianças e adolescentes levam para a vida”, reforça a presidente do Instituto Beto Carrero, Rosa Carvalho.

Aos 26 anos, o acrobata Willian Jonatan Santiago, carrega até hoje os aprendizados que teve durante os cinco anos que participou do Circo Escola do Instituto Beto Carrero. O ex-integrante iniciou os treinos aos 14 anos de idade e relembra com carinho da época. Ele conta que o aprendizado foi essencial para seguir o caminho que trilha atualmente. “Os professores formaram a pessoa que sou hoje, me ensinaram respeito, disciplina, uma profissão e me inseriram no mercado de trabalho.”, conta.

Promovido pelo Instituto Beto Carrero, com apoio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, o Circo Escola atenderá de maneira gratuita estudantes com idades entre sete e 16 anos. O cronograma prevê aulas das 9h às 11h e das 14h às 17h diariamente, para alunos de toda a rede de ensino da região. Os interessados podem fazer as inscrições no próprio local.