Fórum Adibra trouxe oportunidades de negócios para gerar receita aos parques de diversões

Evento reuniu educadores e profissionais do segmento para falar sobre educação, diversão, inclusão social e acessibilidade

A Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) esteve presente em mais uma edição da Expo Parques e Festas - única feira profissional de negócios da América Latina, destinada ao setor de entretenimento, promovida pela Francal Feiras, que aconteceu de 01 a 05 de junho, no Expo Center Norte (SP). A edição 2018 reuniu mais de 300 expositores. A Feira, este ano, teve um dia a mais, ou seja, foram cinco dias de oportunidades para gerar novos negócios.

Como de costume, a entidade esteve com seu estande institucional localizado no setor exclusivo de brinquedos e jogos para parques, buffets e Family Entertainment Centers (FEC´s) em todos os dias de evento, para garantia de suporte ao associado, divulgação de seus serviços e networking com o público em geral.

A Associação também realizou, no dia 04, o 6º Fórum Adibra da Indústria de Parques Temáticos e FEC’s, que teve recorde de inscritos, com 95 participantes, e contou com a diretora de Educação da Adibra, Cynthia Carneiro de Souza como Mestre de Cerimônia. A ocasião foi oportuna para a troca de informações entre alguns dos principais empreendedores do setor no Brasil, com palestras que abordaram desde ações inovadoras como oportunidades para FEC´s, brincadeiras pedagógicas monitoradas, entretenimento e projetos educativos, sustentabilidade e cuidado com os animais, até a criação de parques com brinquedos projetados para crianças portadoras de deficiência. 

Saber driblar a crise para alavancar seu negócio é uma das principais preocupações do empreendedor. Para isso, é preciso estar atento às novidades do mercado. Pensando nisso, os proprietários da Chácara Turma da Mônica, um restaurante temático e customizado cenograficamente com os personagens criados por Mauricio de Sousa, enxergaram, nas festas de Aniversários e Eventos, uma nova oportunidade de gerar receita. A representante do estabelecimento, Sandra Santorsula, explicou como é possível trabalhar dentro de um mesmo espaço, outra receita, além da gastronomia. “Montamos pacotes de festas de aniversários já prontos com os nomes associados aos personagens. Esses pacotes são completos, têm a alimentação, a mesa cenográfica, doces e bolos, e o pacote de bebidas. Os pais querem um ambiente onde eles possam, além de estarem com seus filhos protegidos dentro de uma área de segurança, que eles também aprendam brincando. E para isso, todas as nossas oficinas têm esse cunho pedagógico e são lúdicas”, completou.

O Educador e empresário, Leonardo Aguiar, do Parque Bambolim, falou sobre o tema: “Brincadeiras Monitoradas” e fez questão de ressaltar que o lazer vem sendo encarado de forma diferente. “Os pais querem oferecer experiências enriquecedoras aos filhos. Não só deixá-los num espaço. É preciso pensar na organização do local, gestão dos equipamentos, cenografia e na preparação das pessoas que estarão com as crianças.”, concluiu.

Ainda dentro do tema, a educadora e autora de literatura infantil, Elisabete da Cruz, da Consultoria Eloin Educação pela Experimentação, abordou como os parques podem garantir rentabilidade através da educação. “O meu trabalho é desenvolver projetos pedagógicos para que o parque possa abrir suas portas e receber alunos de escolas públicas e particulares. Mostrar que é possível essa ligação para que o aluno possa se divertir e ao mesmo tempo ter o processo de aprendizagem. Para isso, é preciso haver uma mudança de comportamento dentro da estrutura do parque. Tem que ter profissionais qualificados para essa demanda e atendimento escolar. É preciso entender qual o propósito da sua instituição. Não é somente o conceito, é a essência do projeto”, explicou.

Mas para garantir sucesso no setor de entretenimento, é necessário também ter visão empreendedora, somado às abordagens e estratégias de Comunicação e Marketing. Esse foi o tema da palestra do diretor de Marketing do Aquário de São Paulo, Márcio Duarte. Em sua apresentação, o profissional destacou a trajetória do oceanário, que desde sua inauguração em 2006, foi baseada no empreendedorismo, gestão ambiental, conservação das espécies, agregado ao plano de marketing. “Para mantermos nossa imagem consolidada e positiva junto ao público, é importante passarmos credibilidade nas informações e transparência das nossas operações”. A nossa função, em quanto aquário, nunca foi e nunca será retirar nenhum animal da natureza. Nosso intuito é cuidar de animais que não têm condições de serem reintroduzidos no seu habitat natural”, aconselhou.

Por último, foi a vez do analista financeiro Rodolfo Henrique Fischer Rudi, falar sobre Inclusão e Acessibilidade em Parques de Diversões, através do Projeto Alpapato, criado em homenagem a pequena Anna Laura Petlik Fischer.

A iniciativa disponibiliza espaços estruturados que proporcionam alegria, integração e desafios para todos, pois é composto por recursos lúdicos que propiciam às crianças com e sem deficiência a possibilidade de compartilharem experiências. “Desta forma, as crianças com mobilidade reduzida e/ou alterações sensoriais e intelectuais têm a oportunidade de brincar de forma segura e ampliar experiências motoras, cognitivas e sensoriais, favorecendo a melhora da autoestima e promovendo a acessibilidade social. Não se trata de inclusão, mas de integração. O parque é para todos e pode ser aproveitado tanto por crianças com deficiência como por crianças sem deficiência”, finalizou Rudi.

Segundo o presidente da Adibra, Francisco Donatiello Neto, o principal objetivo desse Fórum, foi despertar nos participantes, algumas atitudes que podem ser incorporadas pelos profissionais do setor. “É importante adotarmos ações no que se refere ao Edutenimento, aos cuidados com os animais, como isso é feito, desmistificando o enclausuramento dos bichos. Além da questão da acessibilidade nos parques de diversões. Um aparelho que for incluído para uma criança com deficiência, já estará prestando um serviço enorme. Essa foi nossa intenção”, afirmou.

Ao final do Fórum, aconteceu o coquetel de confraternização e networking da Adibra, em que houve o lançamento e distribuição da edição 103 da Revista Adibra. A revista pode ser acessada pelo link: https://issuu.com/lucassilvapktagmkt.com./docs/adi_revista_junho_2018_-_tela