Beach Park retoma atividades diárias. Veja como está a situação em outros parques do Brasil

Segundo associação, a maioria já está reaberta e há protocolo unificado de prevenção da Covid-19

O Beach Park, em Aquiraz, no Ceará, retomou o funcionamento diário depois de quase quatro meses de abertura parcial. Desde a última segunda-feira (12/7), o parque aquático está de portas abertas todos os dias, das 10h às 20h, agora com redução de capacidade para 40% no número de visitantes: passou a receber quatro mil pessoas por dia (em tempos "normais", este número era de dez mil), em medida de prevenção contra a Covid-19.

Em comunicado, o Beach Park afirma que a abertura total respeita as normas de segurança e vem em um momento de redução de casos no estado do Ceará e de avanço na vacinação. Apesar de reaberto, restaurantes e demais prestadores de serviços que funcionam dentro do parque têm restrições. O Beach Park ficou fechado por nove meses desde o início da pandemia.

Segundo a presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), Vanessa Costa, assim como o Beach Park, muitos outros estão ampliando suas atividades pelo Brasil, principalmente por conta do avanço na vacinação, depois de um ano "muito difícil" para o setor. Ela enfatiza, no entanto, que a associação tem um protocolo de segurança para prevenir a Covid-19. “A reabertura está acontecendo em todo o país, mas varia muito de acordo com a situação de cada estado, número de casos e vacinação. Temos um protocolo único, elaborado junto com o Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat), que segue o padrão internacional aplicado em parques como a Disney, de redução de 50%, sanitização de todas os aparelhos após cada uso e distribuição de álcool em gel, além da obrigatoriedade e fiscalização em relação ao uso da máscara”, esclarece.

Confira como está a situação em outros parques brasileiros

Beach Park (CE)

O Beach Park está aberto todos os dias, das 11h às 17h, com apenas 40% da capacidade, com agendamento on-line para compra de ingresso e entrada. Lá dentro do parque aquático, restaurantes e lojas têm horários diversos. O restaurante Brisa do Mar só vai funcionar nos fins de semana, por exemplo. Já a Pizzaria da Vila, a Sorveteria e a loja Tatoo Tererê funcionam de quinta a terça-feira, das 16h às 22h.

Os quatro hotéis do parque (Suítes, Acqua, Wellness e Oceani) operam com capacidade de 80%.

Beto Carrero World (SC)

O Beto Carrero World, na cidade de Penha, em Santa Catarina, reabriu em junho de 2020, depois de três meses fechado. O local afirma seguir os protocolos de segurança da Adibra, com lotação reduzida em 50% (são aproximadamente 12 mil pessoas autorizadas a entrar por dia; antes, eram 25 mil) e agendamento on-line para compra de ingresso, além de sanitização dos aparelhos após cada uso e obrigatoriedade do uso de máscara — exceto nas áreas de alimentação, cujas mesas devem respeitar o distanciamento. O teatro também está com capacidade reduzida pela metade.

O parque criou o aplicativo "Fila Virtual", em que visitantes podem agendar seu comparecimento nas atrações sem precisar encarar fila, evitando contato social. Não há previsão de reabertura total do parque, que informa seguir também os decretos estaduais.

Snowland (RS)

Em Gramado, no Rio Grande do Sul, o parque de neve indoor Snowland está funcionando com 50% de sua capacidade (atualmente, mil pessoas por dia) e é preciso agendar o horário de visitação para evitar filas. Há atividades educativas para crianças e adultos sobre os cuidados de prevenção contra a Covid-19, e os aparelhos são higienizados após cada uso. O uso de máscara também é obrigatório e fiscalizado.

Hopi Hari (SP)

Localizado em Vinhedo, no estado de São Paulo, o Hopi Hari está aberto com 40% de ocupação, ou seja, cerca de dez mil pessoas por dia (antes eram 26 mil). O ingresso on-line é mais barato do que na bilheteria, para estimular a compra pela internet e evitar filas e aglomeração. Lá dentro, o uso da máscara é obrigatório e há marcações que indicam o distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas em todas as áreas, mas principalmente na fila para as atrações. A sanitização dos aparelhos é feita depois de cada uso, e a aplicação de álcool gel é feita na entrada e na saída das atrações.

Thermas dos Laranjais (SP)

O parque aquático paulista Thermas dos Laranjais, localizado na cidade de Olímpia, está aberto, mas com capacidade reduzida em 50% (antes recebia 20 mil pessoas por dia, agora são dez mil). Nas filas de acesso aos equipamentos há marcação para garantir o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas. No estacionamento, também é necessário garantir essa distância.

O uso da máscara só é dispensado na utilização das atrações aquáticas e há limitação de pessoas nas piscinas e brinquedos. O parque recomenda a compra do ingresso pelo seu site, para evitar filas nos guichês.

Rio Quente (GO)

O complexo de águas termais da cidade de Rio Quente, em Goiás, também segue os protocolos da Adibra, com redução de capacidade em 50%, uso obrigatório de máscaras (exceto nas piscinas, cuja entrada é controlada) e sanitização dos aparelhos. O parque destaca ainda que fiscaliza o uso da máscara e o distanciamento, mas que a sua área ao ar livre "é mais uma garantia" de segurança.

Fonte: O Globo
Legenda: Frequentador desce um dos toboáguas do Beach Park, em Aquiraz, no Ceará
Foto: Divulgação