Adibra e Sindepat lançam campanha para ressaltar a importância da capacitação sobre o autismo

Ação visa que profissionais recebam treinamento sobre o TEA, para estabelecer a comunicação correta, com as pessoas que possuem a deficiência

Para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) e o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), em parceria com a Incluir Treinamentos, empresa especializada neste tipo de qualificação para o setor de entretenimento, lançam a Campanha Abril + Azul. O objetivo é incentivar e auxiliar os associados a melhorar a acessibilidade de seus parques e atrações para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Como parte da campanha, estão previstas a divulgação de vídeos e peças publicitárias nas redes sociais das entidades e um webinar para debater o assunto. 

Conhecer o TEA é o primeiro passo para as pessoas que desejam estabelecer um vínculo de relacionamento com um indivíduo autista. Informação e capacitação são essenciais, por isso, as duas entidades têm apoiado ações que visam a capacitação de funcionários para designar a comunicação correta com pessoas que têm autismo, durante as visitas aos parques de diversões.

Uma das iniciativas é realizada pela Incluir Treinamentos, que tem como diretora Amanda Ribeiro. Mãe de um menino que tem autismo, Amanda explica que os estabelecimentos possuem muitos estímulos sensoriais que dificultam o acesso das pessoas com o transtorno, e, por isso, a importância da qualificação dos profissionais. “Muitos empreendimentos já possuem acessibilidade para a maioria das deficiências físicas, como elevadores, banheiros adaptados, rampas, piso tátil, mas, é necessário, também, ter pessoas habilitadas para se comunicar, atender, acolher e envolver uma criança autista em diversas atividades”.  

A Adibra e o Sindepat também reforçam a importância da data como uma oportunidade de dar visibilidade ao tema e comemorar alguns avanços, como a criação da Lei Berenice Piana (12.764/12) no Brasil, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA, e estabeleceu direitos iguais aos de outros cidadãos com deficiências.

Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O autismo reúne diferentes condições sinalizadas por alterações no neurodesenvolvimento com três particularidades que podem apresentar-se em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, impedimento de socialização e padrão de comportamento restritivo e recorrente.

Estima-se que no Brasil haja dois milhões de pessoas com o transtorno — e 70 milhões no mundo, muitos deles sem qualquer diagnóstico médico, o que dificulta o aprendizado e a empregabilidade dessas pessoas.