ASSOCIAÇÕES SE UNEM E LANÇAM SEGUNDA FASE DA CAMPANHA “COM PUBLICIDADE RESPONSÁVEL NÃO SE BRINCA”

Com lançamento previsto para dezembro, a segunda fase da campanha terá como tema as campanhas e peças publicitárias voltadas às festas de final de ano

Lançada em setembro de 2020, a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, idealizada e produzida pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), com o apoio de 21 associações, consistiu na publicação de 24 posts divulgados nas plataformas de mídias sociais de todos os participantes, apresentando textos baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), com exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. Com o sucesso da campanha, as Associações anunciaram o lançamento da segunda fase da comunicação, que terá início no próximo dia 02 de dezembro.

A primeira edição da campanha, divulgada durante os meses de setembro e outubro, se encerrou no Dia das Crianças, alcançando destaque na mídia e nos canais da WFA (World Federation of Advertisers), única organização global que representa os interesses comuns das empresas anunciantes e voz dos profissionais de marketing em todo o mundo, por meio de 60 associações nacionais em seis continentes e mais de 80 dos principais anunciantes de todo o mundo.

Na segunda edição, o foco será nas campanhas voltadas às festas de final de ano, alertando as empresas anunciantes e agências para a elaboração responsável e de acordo com as inúmeras regras que regem a comunicação de produtos e serviços de produtos destinados a crianças e adolescentes, no desenvolvimento de suas campanhas publicitárias. Serão 24 posts que, assim como na primeira fase, apresentarão exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de suas comunicações.

O objetivo das campanhas é de estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança.

“Temos uma longa agenda voltada ao tema comunicação responsável. Essa iniciativa é um dos pontos principais dela.”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

As Entidades assinaram um manifesto que cita os objetivos e finalidade da campanha e menciona a relevância do Brasil, atualmente sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. O documento também afirma que a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, o tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Reconhecida a maior vulnerabilidade da criança no mundo do consumo, são legítimas as preocupações da sociedade, em geral, e dos anunciantes, em particular, com o conteúdo e a repercussão de toda e qualquer campanha publicitária para divulgar produtos e serviços destinados ao público de crianças e adolescentes. A comunicação publicitária tem um grande papel em fazer chegar às famílias informações sobre os produtos e serviços para este público, e esta nova campanha visa somar ao reconhecido trabalho de autorregulamentação do CONAR. O sucesso da primeira fase da campanha, destacada globalmente pela WFA, nos motivou a reforçar mais uma vez a necessidade de se abordar e discutir sobre o tema. Esperamos que a segunda fase, assim como foi a primeira, atinja os objetivos de estimular a reflexão em relação ao consumo e às boas práticas da comunicação como parte fundamental da estratégia entre marcas e empresas”, comentou Sandra Martinelli, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Associações que assinaram o Manifesto e estão na Campanha

1. ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
2. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
3. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
4. ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas
5. ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
6. ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação
7. ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home
8. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
9. ABRADI – Associação Brasileira dos Agentes Digitais.
10. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
11. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
12.  ADIBRA – Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil
13. AMPRO – Associação de Marketing Promocional
14. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
15. ANJ – Associação Nacional de Jornais.
16. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
17. CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social
18. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
19. IAB – Interactive Advertising Bureau
20. IVC – Instituto Verificador de Circulação
21. Instituto Palavra Aberta
22. SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sobre a ABA

A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes tem 60 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais. É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo.

Os profissionais das suas 143 empresas associadas se beneficiam dessa ampla rede de conexões e, é na ABA, que os líderes desse grupo multisetorial se encontram, atuando em conjunto para a promoção de um ambiente de negócios livre e responsável. Traz e compartilha as melhores práticas e padrão global do marketing, por meio dos eventos anuais e do ABAcademy, seu projeto com a Academia.

A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade, como um caminho ágil e eficaz, que garanta uma sociedade livre, ética, transparente, democrática e justa.

Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.

É cofundadora do CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers - que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo, quase 1 trilhão de dólares anuais, por meio de 60 associações nacionais, em seis continentes, e mais de 100 dos principais anunciantes de todo o mundo.

A ABRAL - Constituída em 10 de setembro de 1998, a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada. Atualmente é constituída por 500 empresas licenciadas, 600 licenças disponíveis e 50 licenciadores, sendo responsável pelo giro de quase R$ 20 bilhões no varejo e pela criação de milhares de empregos em toda a cadeia produtiva, do setor agrícola ao comércio.