Jurídico da Adibra participa de Live sobre Lei Geral de Proteção de Dados

Iniciativa prestou esclarecimentos em relação ao uso das informações de pessoas físicas

No dia 26 de novembro, foi realizada a live “Quais são os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas relações de trabalho”. A iniciativa visou instruir sobre o uso das informações de pessoas físicas.

O encontro on-line contou com a participação da advogada da Adibra, Dra. Ana Paula Smidt e do advogado Dr. João Alexandre Abreu. O conteúdo pode ser acessado por meio do link https://www.instagram.com/tv/CIEn8gqlzcb/?utm_source=ig_web_copy_link

E sua empresa, já se adaptou à nova lei?

A Dra. Ana Paula informa que após a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados  as empresas devem garantir a privacidade e a proteção dos dados pessoais não só de seus clientes, mas também de seus parceiros, prestadores e colaboradores.

Com relação aos concorrentes a vagas de emprego, as informações de todos estão protegidas pela lei, e o RH também precisa se preocupar com os dados recebidos por meio de currículos e sites de emprego. Para isso, é necessário criar ferramentas e desenvolver uma cultura de cuidados com esses materiais.

Os candidatos precisam estar cientes de quais dados estão sendo utilizados, para que e por quem. Por esse motivo, as empresas precisam ter uma Política de Privacidade clara e divulgar aos candidatos como esses dados serão armazenados, garantindo seu uso apenas para fins de recrutamento. “A multa prevista para o descumprimento da lei, varia de 2% do faturamento bruto da empresa, limitada a R$ 50 milhões (por infração). Com a lei sancionada, as empresas passam a ter 18 meses para se adequar às novas exigências”, esclarece.