São Paulo libera a reabertura de Parques Temáticos ao ar livre

Anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria. Adibra segue na luta para que todas as atividades voltem à normalidade

Desde o dia 23 de setembro, os parques temáticos ao ar livre foram autorizados pelo governador do estado de São Paulo, João Doria, a reabrirem as portas. O anúncio foi feito no dia 16 de setembro, em entrevista coletiva, no Palácio dos Bandeirantes.

Para a retomada das atividades, o governador impôs algumas recomendações. Os locais podem funcionar por até oito horas por dia, com 40% da capacidade e obedecendo aos protocolos de segurança. É obrigatório o uso de máscaras pelos funcionários, prestadores de serviços e todo o público que entrar no parque. Para garantir a capacidade máxima de 40%, todos os ingressos devem ser vendidos com antecedência e a fiscalização é feita pela Prefeitura.

Na qualidade de representante do segmento de Parques de Diversões, Parques Temáticos, Parques Aquáticos, Parques Itinerantes, Parques de Trampolim, Centros de Entretenimento Familiar, Jogos Eletrônicos, Buffets Infantis e Atrações Turísticas, a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), que vem trabalhando, incansavelmente, para que as autoridades se sensibilizem com a situação do setor, ressalta que o anúncio feito pelo governador foi uma importante batalha na guerra pela retomada das atividades do setor, mas pontua que a alegria não está completa, e permance solidária com os operadores de Parques Temáticos, de Diversões, de Trampolim, Centros de Entretenimento Familiar Indoor, Games, Jogos eletrônicos e Atrações, localizados nos shoppings, e que permanecem fechados. 

No caso dos Buffets Infantis, apesar da liberação ocorrida em alguns estados, São Paulo continua aguardando a reclassificação prevista para o dia 9 de outubro.

A Adibra reforça que os empreendimentos do trade turístico têm plena capacidade de voltar às suas atividades de maneira segura e responsável, pois, já faz parte do DNA da categoria seguir os protocolos de segurança. E, cotidianamente, os colaboradores de parques de diversões e atrações turísticas já executam dezenas de checklists, garantindo o monitoramento e controle da execução dos protocolos.

O Protocolo de Reabertura do setor foi elaborado de acordo com as melhores práticas relacionadas à prevenção da Covid-19, que vem sendo utilizadas em parques no Brasil e ao redor do mundo, além disso, ao ser submetido ao Ministério do Turismo para a elaboração do selo Turismo Responsável, o mesmo passou pela validação da Anvisa.

Crédito: divulgação Governo do Estado de São Paulo