Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado em várias partes do mundo

Data é uma oportunidade de dar visibilidade ao tema e comemorar alguns avanços

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece todo 2 de abril — data criada em 2007 pela ONU (Organização das Nações Unidas), a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra) reforça a importância da inclusão social de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em todos os segmentos.

A data é uma oportunidade de dar visibilidade ao tema e comemorar alguns avanços, como a criação da Lei Berenice Piana (12.764/12) no Brasil, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e estabeleceu direitos iguais aos de outros cidadãos portadores de deficiências.

No setor de entretenimento, muitos parques de diversões já adaptaram a suas rotinas para receber visitantes com autismo, como garantir o rápido acesso às atrações sem a demora em filas.

Estima-se que no Brasil haja dois milhões de pessoas com o transtorno — e 70 milhões no mundo, muitos deles sem qualquer diagnóstico médico, o que dificulta o aprendizado e a empregabilidade dessas pessoas.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito e movimentos repetitivos), e pode acometer desde pessoas com graves doenças e comorbidades (outras condições de saúde associadas, como epilepsia e deficiência intelectual) até as pessoas com sinais e sintomas muito leves do transtorno (antigamente diagnosticadas com síndrome de Asperger). As causas do autismo, cada vez mais, apontam para a genética.