Beto Carrero: muito além da diversão

João Murad construiu um dos maiores parques multitemáticos do mundo

O castelo multicolorido e imponente às margens da SC 414 – mais conhecida como Transbeto –, na Praia de Armação, em Penha, indica que estamos no maior parque de entretenimento da América Latina: o Beto Carrero World. O Castelo das Nações tornou-se o cartão postal do empreendimento – é o pórtico de entrada por onde passam mais de dois milhões de pessoas anualmente. As fotos tiradas pelos visitantes em frente ao monumento já eram marca registrada na década de 1990, quando o empreendimento foi erguido.

A história do parque mescla-se com a de seu fundador, João Batista Sérgio Murad – o Beto Carrero. Mais que um personagem, o caubói assumiu sua identidade e tornou-o reconhecido nacional e internacionalmente. Quando menino, ainda no interior de São Paulo, Beto Carrero sonhava em ser o Zorro brasileiro e trabalhar em um parque de diversões. Partindo dessa ambição, construiu um dos maiores parques multitemáticos do mundo e transformou-se em uma figura de herói perpetuada na memória de milhares de crianças.

Após uma visita ao parque da Disney, nos Estados Unidos, Beto Carrero adquiriu um terreno no litoral norte catarinense – onde, na década de 1990, começou a dar vida ao sonho de construir um mundo mágico no Brasil. O ícone do caubói passou a estampar a logomarca, criada pelo renomado Hans Donner, que segue a mesma até hoje. Em uma área de 14 milhões de m², o parque foi inaugurado no dia 28 de dezembro de 1991, com pouco mais que uma roda gigante e shows improvisados em uma lona de circo. Desde então, passou a crescer exponencialmente, com inovações em grandes shows, personagens circulando pelo parque, um zoológico com centenas de animais e diversos brinquedos radicais. É o caso da FireWhip, primeira montanha russa invertida do Brasil, com cinco loopings, 689 metros de extensão, 41 metros de altura e velocidade de 80 km/hora.

Sempre presente nas rotinas administrativas e artísticas, Beto Carrero fazia questão de desfilar junto com os artistas do parque no final do dia, brindando a todos os visitantes com seu carisma genuíno. Mas o falecimento do fundador, que era a identidade do parque, representou um grande desafio: era preciso manter a lenda viva no imaginário dos visitantes, preservando a magia do Beto Carrero World.

Alexandre Murad, filho de Beto Carrero, assumiu o comando do empreendimento e a missão de continuar o sonho do pai. O segredo para superar sua perda foi a busca contínua pela manutenção dos valores fundadores da companhia – alegria, transparência, honestidade, cooperação, respeito, persistência, determinação, comprometimento e orgulho. Com o empreendimento, o legado de Beto Carrero permanece vivo. Hoje, ao entrar no parque, os visitantes são recebidos por um vídeo de boas-vindas do caubói e têm contato com a trajetória do fundador em um espaço destinado à preservação e exposição de suas memórias.
Fonte: Amanhã