Um dia letivo no parque

Propiciar o conhecimento através do contato direto com a natureza. Este é um dos propósitos do projeto pedagógico Um dia letivo no parque, lançado pelo Complexo de Lazer Acqua Lokos. Através de parcerias com as escolas, o objetivo é oferecer mais uma alternativa de ensino, como destaca a pedagoga e diretora do Acqua Lokos, Jomara Souza. “O projeto surgiu a partir da ideia que se aprende brincando. Sabemos da importância de novas estratégias de ensino extra sala de aula, por isso, criamos um projeto para oferecer aos alunos um dia diferente, onde ele pode aprender se divertindo e ainda ter uma experiência marcante”.

Com enfoque na sustentabilidade, o projeto também aborda noções práticas  de biologia e química, como por exemplo, aprender a transformar o sal de cozinha em cloro utilizado nas piscinas ou entrar numa trilha cercada por mata nativa para conhecer a flora e a fauna presentes no meio ambiente. Todo circuito realizado será antecipadamente planejado e acompanhado por uma bióloga e equipe.

Outra característica do projeto é promover a aproximação entre escola e família. “Queremos propiciar uma experiência agradável, por isso, todas as atividades serão conduzidas por monitores e planejadas para acontecer em equipes mistas de alunos, pais e professores”, afirma a pedagoga. O projeto ainda conta com oficinas relacionadas à prática dos 3 “R’s”: que trabalha questões como reduzir, reciclar e reutilizar.

Todas as escolas que participarem do projeto pedagógico receberão certificado de Atualização em Educação Ambiental, totalizando 7 horas de atividades, além de usufruir de atrações do Complexo abertas nesta temporada de inverno que são: Área Fazenda, onde os alunos, professores e pais podem ter o contato com diferentes animais, e Área Diversão, onde estão três montanhas russas e outros brinquedos. Os grupos escolares também poderão assistir a peças teatrais educativas, teatros de fantoches e shows culturais dentro da programação do passeio.

O valor para grupos escolares, compostos de pais, alunos e qualquer funcionário da escola é R$ 25,00 por pessoa, com almoço incluso é R$ 50,00. Professores, mediante apresentação do contracheque, têm acesso livre ao Parque inverno e verão, acompanhados ou não de alunos.