Parques de diversões de todo o Brasil participaram do 7º DNPD

Diversos empreendimentos associados à Adibra abriram suas portas para a ação social, que promove a conscientização sobre a importância de haver acessibilidade e inclusão de portadores de necessidades especiais nos ambientes de lazer

Com o apoio da Adibra, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) promoveu, no dia 6 de dezembro, a 7ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques Temáticos e Atrações Turísticas (DNPD), evento que traz à tona a conscientização sobre a relevância de se adotar meios de acessibilidade e inclusão social de portadoras de deficiências físicas ou mentais nos locais de lazer e entretenimento. Anualmente, a ação acontece em parques de diversões de todo o Brasil, simultânea e gratuitamente, com a participação de pessoas assistidas por instituições de apoio e atendimento aos deficientes.


Em 2016, cerca de 12 mil portadores de necessidades especiais tiveram acesso à diversão, com segurança, conforto e respeito. Vale ressaltar que, constantemente, os empreendimentos buscam se preparar a fim de estarem aptos a receber o público e oferecer atrações que contemplem pessoas com as mais diversas limitações.


A iniciativa de responsabilidade social conta, em todas as edições, com um padrinho oficial: o desenhista Mauricio de Sousa, que cedeu o personagem “Luca”, um menino cadeirante, para compor o logo do DNPD. O evento também tem como madrinha a deputada estadual Célia Leão. Foi ela a fonte de inspiração para a idealização da ação, graças ao seu trabalho na área social e à sua luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Além deles, cada empreendimento participante convida uma personalidade para apadrinhar a ação em seu parque.

O evento foi lançado, oficialmente, em 3 de dezembro de 2009, no parque temático Hopi Hari. Na ocasião, cerca de oito mil portadores de necessidades especiais de 82 instituições localizadas em 23 municípios se divertiram no local.

Neste ano, os associados da Adibra que participaram da ação foram o Aquário de São Paulo, Beach Park, Beto Carrero World, Parque da Mônica, Mauricio de Sousa Produções, Playland, Magic City, Mirabilandia Park e Wet’n Wild.